A fiscalização composta por agentes da Vigilância Sanitária, CMTT, Procon, Posturas e policiais militares registraram 744 ocorrências na primeira semana de validade do decreto excepcional em Anápolis.
De acordo com o balanço divulgado nesta sexta-feira (12) foram feitos 22 termos circunstanciados de ocorrência (TCOs), todos relacionados ao descumprimento da normativa.
Segundo a prefeitura, a Polícia Civil vai utilizar as informações da Vigilância Sanitária para abrir processos criminais, interrogando os envolvidos.
Transporte coletivo
A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Serviços Urbanos (CMTT) mantém as ações de fiscalização no Terminal Urbano para evitar a lotação dos ônibus. O objetivo é atuar fortemente na prevenção ao coronavírus, já que o sistema de transporte coletivo do município, com 190 ônibus, recebe mais de 50 mil passageiros por dia.
“A parceria da CMTT e da Urban visa aumentar a segurança ao usuário do transporte público, mas o risco não deixa de existir. Estamos fazendo a nossa parte e precisamos da colaboração de todos”, diz o presidente da CMTT, Fernando de Almeida Cunha.
Além da fiscalização no Terminal Urbano, foi feita a readequação da frota do transporte coletivo com mais ônibus e aumento na quantidade de viagens em 50 novos itinerários ao dia. Mesmo com o fechamento de alguns setores, não foi permitida a diminuição dos veículos.
A fiscalização nos ônibus também recebeu reforço da Vigilância Sanitária e da Polícia Militar. Tudo para evitar o acúmulo excessivo de passageiros nos terminais e aglomerações dentro dos ônibus, além da falta do uso de máscaras.
Para o diretor de Trânsito, Igor Lino, as ações de fiscalização tiveram que ser redobradas para garantir mais segurança aos usuários e evitar o aumento de casos na cidade. “Nossas atividades estão alinhadas com as determinações do prefeito, que orientou o máximo de empenho para evitar riscos de contaminação”, pontua.
A CMTT também fiscaliza a limpeza diária dos veículos do sistema de transporte coletivo, que deve ser executada nas garagens e no Terminal. Os ônibus são sanitizados e higienizados com o quaternário de amônia, após cada viagem. Ao final do turno de cada um deles, os veículos são higienizados e levados para a garagem. Todos os ônibus da frota também estão com as janelas abertas, para minimizar o risco de contágio entre os passageiros. É obrigatório o uso de máscaras.