A partir desta segunda-feira (2), a Avenida Universitária, em Goiânia, passa a ser fiscalizada por fotossensores. De acordo com o secretário Municipal de Trânsito (SMT), Fernando Santana, as próximas vias a serem monitoradas serão a Avenida T-63 e a Avenida Santa Maria, no Bairro Goiá.
“Segunda-feira estaremos abrindo a Avenida Universitária, da Praça Cívica até a Praça da Bíblia, e em seguida, no máximo em dez dias, queremos abrir o corredor da T-63, juntamente com a Avenida Santa Maria que fica no Bairro Goiá. Com isso, vamos estar concluindo a primeira ordem de serviço”, disse.
Segundo o secretário, as próximas ordens de serviço, segunda e terceira, já estão em estágio avançado de implantação dos equipamentos. A expectativa é de que até novembro as demais ordens de serviço estão em operação.
“Já emitimos três ordens, a segunda e a terceira já estamos com 70% do serviço todo implantado e aferido. De agora para frente, teremos uma continuidade das liberações. Só que vamos liberar em postos distintos, em Goiânia. Até o final de novembro queremos estar com todas as 643 faixas implantadas e em operação”, afirmou.
A fiscalização da Avenida Universitária consistirá em monitoramento da velocidade, avanço de sinal, avanço na faixa de pedestre, além de identificação de conversões em locais proibidos.
“O fotossensor […] nos dá um grande número de informações a exemplo do tipo de veículo que está percorrendo nas vias, tamanho, número de veículos. Tudo isso são dados que vão nos ajudar para poder ter o melhor planejamento do trânsito de Goiânia, para ter uma fluidez melhor”, concluiu Fernando Santana.