O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” foi indicado ao Globo de Ouro 2025, umas das premiações mais importantes no mundo do cinema e televisão, em duas categorias: Melhor Filme em Língua Estrangeira e Melhor Atriz (Drama). O longa metragem dirigido por Walter Salles e sucesso de bilheterias no Brasil foi baseado no livro biográfico do jornalista Marcelo Rubens Paiva, filho caçula de Eunice e Rubens Paiva, símbolo da resistência e luta contra a ditadura militar no país.
A atriz Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva, é a segunda brasileira a concorrer ao prêmio. A primeira atriz indicada ao Globo de Ouro no país foi sua mãe, Fernanda Montenegro, pela atuação no filme “Central do Brasil”, lançado em 1999 e também dirigido por Walter Salles. A indicação da filha acontece 25 anos após a da mãe.
Além de “Ainda Estou Aqui” concorrem à categoria de Melhor Filme de Língua Estrangeira: “All We Imagine As Light” (EUA/França/Índia), “Emilia Pérez” (França), “The Girl With The Needle” (Polônia/Suécia/Dinamarca), “The Seed of The Sacred Fig” (EUA/Alemanha) e “Vermiglio” (Itália).
Já categoria de Melhor Atriz, ao lado de Fernanda Torres concorrem: Pamela Anderson, com “The Last Showgirl”, Angelina Jolie, com “Maria”, Nicole Kidman, com “Babygirl”, Tilda Swinton, com “The Room Next Door” e Kate Winslet, com “Lee”. A premiação acontece no dia 5 de janeiro de 2025.
Até o início de dezembro, o filme já vendeu 47,5 milhões de reais em bilheterias. Com nomes de peso no elenco, como a aclamada Fernanda Montenegro, o ator Selton Mello, e a indicada Fernanda Torres, “Ainda Estou Aqui” já venceu o Festival de Veneza levando o prêmio de melhor roteiro. O longa ainda foi selecionado para mais 40 festivais de cinema nacionais e é a aposta para indicação ao Oscar de 2025, que acontece em março.
Confira abaixo o trailer do filme “Ainda Estou Aqui”: