Nesta quinta-feira, dia 02, às 20h30, a Orquestra Filarmônica de Goiás se apresenta no Teatro Goiânia e traz mais um concerto da série “Quinta Clássica”. Sob a regência do maestro britânico Neil Thomson, serão apresentadas as obras Reflections on a 16th Century Tune, do inglês Rodney Bennett, a Sinfonia Nº2 do francês Saint-Saens e a consagrada Sinfonia nº5 de Beethoven. Essa sinfonia é mundialmente conhecida devido ao seu primeiro movimento, Allegro com Brio, que é extremamente vigoroso, motivo pelo qual é utilizado em filmes, propagandas de TV e outros.
O maestro
Neil Thomson é um dos maestros mais versáteis de sua geração. De 1992 até 2006, foi Regente Titular no Royal College of Music, o mais jovem maestro a ocupar o cargo. Neil foi nomeado membro honorário do RCM em 1994, pelos serviços prestados à instituição. Suas habilidades como orador têm se aprimorado, fazendo crescer sua reputação como professor por toda a Europa. Foi convidado duas vezes para o EU – Sponsored Master Classes em Vilnius, Lituânia, e foi professor convidado no Mozarteum em Salzburgo, na Academia de Música Kakow e no Conservatório Arrigo Boito, em Parma. Desde 2014, ele é diretor artístico e regente titular da Orquestra Filarmônica de Goiás.
A Orquestra Filarmônica de Goiás
A Orquestra Filarmônica de Goiás é um Programa do Governo do Estado, que está vinculado à Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte e ao Centro Cultural Oscar Niemeyer.
O Calendário Anual de Concertos Musicais é elaborado pela Superintendência da Orquestra Filarmônica de Goiás, composta por uma equipe executiva, técnica e de apoio, por maestros e músicos que trabalham incansavelmente para que os espetáculos aconteçam ano a ano.