O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fieg promoveu, nesta quarta-feira (07/07), o lançamento do serviço de emissão do Certificado de Origem Digital (COD) e Declaração de Livre Venda (DLV) para empresas de Catalão e municípios que integram o polo econômico do Sudeste Goiano. O evento, realizado em ambiente on-line, contou com a participação de representantes de grandes empresas sediadas na região e micro e pequenos empresários. A iniciativa conta com parceria estratégica do Senai Goiás, que sediará posto avançado do CIN, e busca proporcionar agilidade e mais competitividade às indústrias exportadoras ao trazer para perto a emissão do documento.
“A implantação do posto avançado do CIN vem para beneficiar um dos principais polos industriais de Goiás. Além de Catalão, outros 17 municípios da região passam a contar com serviço que busca romper barreiras e incentivar a exportação de produtos made in Goiás. Uma ação estratégica para encurtar distâncias”, afirmou o presidente do Conselho Temático de Comércio Exterior (CTComex) da Fieg, Emílio Bittar, na abertura do evento.
A descentralização do serviço de emissão do COD faz parte do planejamento da Fieg para ampliar a atuação do CIN nos municípios do interior de Goiás. Além de Catalão, Anápolis e Itumbiara já contam com postos avançados e está programado o lançamento do serviço para Rio Verde, Barro Alto e Niquelândia até o final do ano.
Inicialmente, a ação estará focada na emissão do Certificado de Origem, mas a coordenadora do CIN/Fieg, Johanna Guevara, lembra que a Fieg possui amplo portfólio de serviços para apoio à internacionalização das empresas goianas, promovendo cursos, capacitações e programas com foco em instrumentar as indústrias, sobretudo micro e pequenas, para se lançarem no comércio exterior. “Com a pandemia, ampliamos nossa atuação digital, sendo possível participar dos treinamentos de forma 100% on-line, ao vivo e com interação com o instrutor”, frisou Johanna, que reforçou que o apoio não é somente para exportação, mas também para importação de insumos para produção.
A diretora da Unidade Integrada Sesi Senai Catalão, Aliana Calaça, parceira da iniciativa, reiterou o compromisso das instituições com a competitividade das indústrias e agradeceu a presença dos empresários da região na live. “É um orgulho disponibilizar mais esse serviço em nosso portfólio de soluções para as indústrias”.
A representante da HPE-Mitsubishi, Carla de Oliveira Silva, resumiu o sentimento dos empresários presentes. “Trabalhamos muito com a Fieg para trazer esse benefício para Catalão, então é uma alegria! Além de agilizar o processo, a emissão do COD em Catalão reduz custos para empresas”.