Publicidade

FICA 2015 é lançado e terá enfase no cinema

Por 9 anos atrás

 

O local escolhido para lançamento do FICA 2015 foi o pomar das jaboticabeiras no Palácio das Esmeraldas. O clima entre as autoridades do governo, cineastas, entre outros participantes era festivo. O evento será realizado entre os 11 a 16 de agosto, na Cidade de Goiás. A proposta é aprofundar os debates na área ambiental e audiovisual. A temática principal do festival deste ano é a Água.

“Com o FICA a gente projeta Goiás para o exterior. Ao alertar para os problemas ambientais é bom que se destaque que o FICA sempre propôs debates, soluções, encaminhamentos, sugestões. Nunca foi catastrófico. Isso é muito positivo em relação ao nosso festival”, destaca a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira.

Publicidade

Veja o lançamento 

Publicidade

{youtube}qySHTHlNWJ4{/youtube}

Durante discurso, a secretária ressaltou que o FICA faz parte do Green Film Network [associação internacional de festivais de cinema ambiental]. De acordo com a secretária, este ano a edição do Fica conta com um chamativo especial que é a maior participação de filmes goianos na mostra competitiva em todas as edições do festival.

Publicidade

De acordo com a secretária, este ano a edição do Fica conta com um chamativo especial que é a maior participação de filmes goianos na mostra competitiva em todas as edições do festival.

“Teremos este ano os grandes diretores de cinema. A programação está no nível de excelência dos melhores festivais. Pela primeira vez dos 21 filmes selecionados, 12 nacionais, sete destes são goianos. Houve edições que nem filme goiano teve. Acho que isto mostra um processo da consolidação não só da cultura em Goiás, mas também uma indústria de cinema em Goiás, isto é promissor”, ressalta a gestora.

Alterações

A secretária Raquel Teixeira garantiu que apenas este ano o Fica será realizado agosto, devido as medidas de ajuste fiscal propostas pela secretaria da Fazenda no começo do ano, frente à grave crise financeira. Por conta de cortes orçamentários, shows com cantores renomados não ocorrerão, o que permitiu uma reestruturação no festival.

“O foco é no cinema e no meio ambiente. Como não tínhamos recursos para fazer um show nacional que normalmente é muito caro, esta justificativa bem vinda por um lado, nos moveu a prestigiar os shows goianos, o foco é cinema e meio ambiente. Pode ser que tenhamos show nacional o ano que vem, mas nunca para rivalizar com cinema e meio ambiente”, destaca a secretária.

Foi anunciada toda a programação do festival, além dos convidados do Fórum Ambiental, Fórum de Cinema, Mostra Competitiva, programação musical e paralela.

 

Publicidade
Compartilhar