Cidade de Goiás (GO) – Com o corte no orçamento para a realização da 17ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2015), na Cidade de Goiás, os comerciantes do município não foram muito beneficiados. A apresentação de shows de bandas e cantores nacionais foi um dos pontos cortados pela falta de recursos.
Proprietários de lojas se organizam durante meses para aumentar a produção e oferta aos turistas, que serão vendidos durante o Festival. “O pessoal da cidade sempre espera grande movimento”, disse Mariana, funcionária de uma loja de artigos de decoração.
A Rua Moretti Foggia, no Centro da Cidade de Goiás, é conhecida pelo comércio, onde há restaurantes, lojas, a Praça do Coreto – onde a população se reúne todas as noites -, entre outras coisas que chama a atenção dos turistas.
De acordo com Milena Curado, proprietária da loja de roupas bordadas à mão “Cabocla Criações”, nas outras edições do Fica, o número de vendas aumentou 50%. “Este ano teve uma queda, mas já esperávamos por ser um evento menor, com menos recurso, época de pós-férias”, explicou.
Vanessa Santos, proprietária de outro estabelecimento de decoração e roupas também esperava aumento de 50%, assim como nos outros anos. No entanto, desde a 16ª edição do Festival, realizada em 2014, o movimento começou a diminuir.
“Não tenho um balanço ainda da porcentagem de vendas acima do normal, porém desde o dia que começou o Fica [quinta-feira (11)] o movimento não cresceu muito. A expectativa é de que a partir da tarde deste sábado (15) aumente”, afirmou Vanessa.
Ao Diário de Goiás, as três comerciantes disseram que as lojas ficam abertas de segunda-feira a domingo, mas que o fluxo maior é de turistas durante os finais de semana e feriados. “Durante a semana, os clientes são os próprios moradores da cidade, mas depende do dia, às vezes em uma segunda-feira temos muitas vendas, às vezes na quarta. Quando tem feriado já cresce bastante o movimento de turistas”, contou Milena.
Na loja de Vanessa, os itens mais procurados pelos turistas são os artigos de decoração que fazem referência à cidade de Goiás e à casa de Cora Coralina, como pinturas em canecas de barro, telhas, outros objetos e camisetas.