Começa oficialmente nesta quinta-feira (28), a quarta edição do Festival Nacional de Cinema “Curta Canedo”. Serão três dias de uma programação extensa de shows, mostras de filmes, oficinas e workshop aos canedenses.
O Curta Canedo tem como objetivo democratizar o acesso da cultura por meio do audiovisual, inserir a Região Metropolitana de Goiânia no calendário de Festivais permanentes, além de promover a reflexão sobre os conteúdos audiovisuais de curta-metragem produzidos nas cidades brasileiras, com ênfase ao interior de Goiás e o Brasil, bem como a produção audiovisual goiana em geral.
Nesse ano, o Curta Canedo vai até o dia 30 de novembro (sábado) e tem como tema “O Cinema pela Igualdade e a Valorização da Mulher”.
Durante o Festival, serão realizadas ações junto a alunos da rede municipal de ensino e beneficiados pelos Projetos Culturais da Diretoria Municipal de Cultura. Minicursos, debates e oficinas serão abertos ao público, além de Feira Cultural com culinária, artesanato, exposição de literatura, obras de artes e fotografia.
Entre as apresentações artísticas, estão programados shows de rap com os grupos Revisão, Humildes, Viela 42 e Resgate Periférico; apresentação de dança e teatro com o Grupo Êxtase Cia de Teatro.
Abertura
A abertura da programação será às 19h de hoje, na Sala de Cinema da Praça CEU, no Jardim das Oliveiras, com exibição de filmes convidados e homenagem a diretores.
O Curta Canedo é Idealizado pela produtora cultural Carmelita Gomes, da Imprensa Criativa e tem o apoio da Prefeitura de Senador Canedo.
Programação
29 de novembro
Pela manhã serão realizados minicursos, com grandes nomes da fotografia e cinema do Estado, alguns com renome internacional, como o diretora Adriano Gomez, a fotógrafa Rosa Berardo, produtor Cleiner Micceno, o produtor gráfico Dustan Oeven.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas junto à produção do Curta Canedo.
No período vespertino, a programação se concentra com o Curta Canedinho, com Festival de Filmes Infantis, sessões gratuitas, com distribuição de pipoca, aberto para toda a família.
30 de novembro
A partir das 09h, no Dia Mundial pelo Fim da Violência à Mulher, dia 30 de novembro, será realizado o Encontro das Mulheres, com lideranças políticas, culturais e comunitárias, com a presença da primeira-dama Laudeni Lemes, organizadora Carmelita Gomes, vereadora Marcelita Manze, Gláucia Maria Teodoro; Diretoras Silvana Beline, Rosa Berardo, Cirlene Pereira, Ana Rita Castro, entre outras convidadas.