Aparecida de Goiânia está prestes a completar 60 anos de emancipação política. O fato dividiu a linha do tempo da cidade entre antes, quando era o distrito de Goialândia, e agora, sendo a Aparecida de Goiânia que o Brasil e o mundo conhecem. Para celebrar, a data é feriado municipal, que coincide com o feriado da Proclamação da República. Na segunda, 13, foi decretado ponto facultativo nos órgãos municipais.
Se engana quem pensa que a emancipação significou desenvolvimento para a cidade recém-criada. Pelo contrário, a princípio a maioria da população tornava-se moradora da cidade, por não ter condições de residir em Goiânia. Segundo a historiadora Nilda Simone, essa realidade só começa a ser mudada a partir do final dos anos 90, início dos anos 2000, com a tomada de decisão dos gestores, de promover a valorização da cidade.
Hoje Aparecida é o segundo município mais populoso e terceiro no ranking da economia do estado. E atualmente está entre as 100 melhores cidades para se fazer negócios no Brasil. No Índice de Cidades Empreendedoras da Escola Nacional de Administração Pública (ICE/ENAP), a cidade é a 35ª melhor para se empreender no país.
Em 60 anos, o número de bairros em Aparecida cresceu nada menos do que 13 vezes, passando de 23 setores, no ano da emancipação, para mais de 300 bairros na atualidade. “Ou seja: são números que mostram como Aparecida é uma cidade pujante, moderna, que olha para o futuro sem esquecer das raízes plantadas no passado. Com boa gestão fiscal, política e administrativa, o nosso município se desenvolve a cada dia mais, atraindo olhares do Brasil e do mundo”, comenta o prefeito Vilmar Mariano.
No início da segunda metade do século XX, a Assembleia Legislativa aprova o projeto de Lei nº 784/63, que se torna a Lei nº 4.927, de 14 de novembro de 1963, criando o município de Aparecida de Goiânia. O Projeto de Lei de Emancipação de Aparecida teve a participação fundamental dos deputados Iris Rezende Machado e Olinto Meireles.
A data será comemorada neste domingo, dia 12 de novembro, com uma Missa Especial na Igreja Católica Cristo Rei no Setor Garavelo. A missa, que terá início às 8h, será presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom João Justino e acompanhada pelo prefeito Vilmar Mariano e o Governador em Exercício, Daniel Vilela.