Política

Farmácia Popular é retomada; saiba quem pode retirar medicamentos gratuitamente

O programa Farmácia Popular do Brasil foi retomado pelo governo federal nesta quarta-feira (7). O benefício concedia medicamentos gratuitos para asma, hipertensão e diabetes. Agora, a proposta é ampliar a oferta de remédios grátis e credenciar novas unidades em mais municípios.

Com a retomada, foram feitas algumas modificações, principalmente no acesso aos medicamentos sem custos. Agora, beneficiados do programa Bolsa Família poderão retirar gratuitamente todos os 40 medicamentos disponíveis no rol do Farmácia Popular.

Ampliação

Para fazer a retirada, o usuário precisa procurar uma farmácia credenciada e apresentar receita médica, documento de identidade e CPF. O reconhecimento do vínculo com o Bolsa Família, de acordo com o Ministério da Saúde, será feito automaticamente pelo sistema, não sendo necessário cadastro prévio.

As mulheres que fazem tratamento contra osteoporose e utilizam medicamentos contraceptivos podem ter acesso aos medicamentos sem custos. O novo formato do programa estabelece o foco também na saúde da mulher, que vai poder retirar os fármacos de graça. Cálculos do Ministério da Saúde (MS) apontam que cerca de 5 milhões de mulheres serão beneficiadas em todo o país.

Além do público feminino, os povos indígenas também foram foco das mudanças no sistema da Farmácia Popular. De acordo com o Ministério da Saúde, a meta é ampliar e facilitar o acesso, de forma complementar à assistência farmacêutica básica oferecida atualmente nos distritos sanitários especiais indígenas (DSEI). Com a ação, todos os 40 medicamentos do rol do programa passam a ser disponibilizados de forma gratuita para povos originários.

Conforme a pasta, o projeto piloto vai ser implementado no território yanomami. “Para evitar o deslocamento, um representante da comunidade será escolhido para retirar os medicamentos indicados. Assim, também não será necessário ter um CPF para ser atendido pelo programa”, explicou o MS.

Expectativas

O objetivo também é ampliar o atendimento no país, com o credenciamento de novas unidades, principalmente em municípios de maior vulnerabilidade. Ao todo, 811 cidades poderão solicitar credenciamento de unidades em todas as regiões do país, sendo 94,4% delas no Norte e Nordeste. A estimativa é de que, até o final do ano, a Farmácia Popular tenha 5.207 unidades, alcançando 93% do território nacional.

Com informações da Agência Brasil

Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.

Notícias Recentes

CRM-PR afirma que 8 médicos morreram no acidente aéreo em SP

Médica veterinária Silvia Cristina Osaki, que ajudou na missão no Rio Grande Sul, e outros…

10/08/2024

Neblina e garoa leves marcam manhã de sábado em Goiânia

Confirmando a previsão meteorológica, cidade amanheceu com temperatura baixa, na casa de 14ºC, céu ficou…

10/08/2024

Em meio a ‘surto grave e crescente’ de nova cepa da Mopx, OMS pede a fabricantes vacinas emergenciais

Nova cepa acende alerta na OMS. Sinais da Mpox são: cansaço, febre, calafrios, dor de…

10/08/2024

Cenipa já está com caixas-pretas do avião que caiu em SP, matando 61 a bordo

Caixas-pretas são importantes para esclarecer uma das maiores tragédias da aviação nacional; veja a relação…

10/08/2024

Advogado do Mobiliza é anunciado como vice por Rogério Cruz na disputa pela prefeitura de Goiânia

Foi oficializado pelo atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o nome do advogado Jaroslaw Daroszewski…

09/08/2024

Campeãs de tudo, Duda e Ana Patrícia conquistam o ouro no vôlei de praia em Paris

A dupla Duda e Ana Patrícia se sagrou campeã olímpica do vôlei de praia em…

09/08/2024