O prefeito Iris Rezende lançou na manhã desta quinta-feira (12/11), no Paço Municipal, o programa Serviço de Acolhimento em Família. Com o projeto, crianças e adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade poderão ser adotados por famílias que aderirem ao programa.
Iris falou das dificuldades que passou ao sair de sua cidade e quando resolveu ir pra Goiânia, o prefeito ressaltou a importância deste programa alegando que mudará o futuro de milhares de crianças. “A criatura humana precisa ser cuidada. Surge pessoas para criar condições boas para todas as pessoas. Nasci num povoado pequeno que tem sua história, com seis anos de idade meu pai comprou uma propriedade rural e aos 15 anos saí da roça e fui pra Goiânia. Eu conheço a criatura humana, vivi tudo isso, conheço as pessoas que não têm condições de cuidar dos filhos, e acabam virando meninos de rua. Um programa como este vai mudar o futuro de milhares e milhares de pessoas. Com este programa, pais vão cuidar das crianças que não têm pais, assim o programa vai suprir esta falta”, destacou o prefeito.
O secretário de Assistência Social de Goiânia, Mizair Lemes, falou da relevância deste projeto para as famílias e agradeceu à sensibilidade do prefeito Iris pela inciativa. “Este será um dos programas mais modernos do mundo. Fico até emocionado demais com um projeto tão especial como este. Nós vamos sentir pessoas mais amadas, essa gestão do prefeito Iris não ficará marcada só pelas grandes obras, mas também por todo o fator humano, e está deixando grandes marcas em Goiânia para toda vida”, concluiu Mizair.
O Serviço de Acolhimento em Família proporcionará às famílias que participarem da adoção, que cuidem por um tempo destas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e depois, estas crianças, poderão retornar às suas famílias de origem ou ao processo de adoção.
Todo este processo de adoção temporária será feito por um aplicativo que estará disponível pelo site da prefeitura de Goiânia, e as famílias interessadas poderão seguir as regras criadas pelo programa. “No site da própria prefeitura estará disponível um link onde as famílias interessadas em fazer o acolhimento institucional por um período de até dois anos poderá entrar, ela vai entrar e fazer esse cadastro”, explicou Mizair.
As famílias receberão um salário mínimo no prazo que estiverem cuidando das crianças, segundo o secretário. “Tem um benefício que é custeado pelo governo federal, este auxílio é de um salário mínimo para família que receber essa criança pra ajudar no sustento dela. Este programa é o que mais de moderno existe, já acontece em outros países” ponderou o secretário.