O livro “Família Pires, História e Árvore Genealógica de Manoel Pires de Moraes – Genoveva Martins de Souza – Josefa Sardinha da Costa”, foi lançado nesta terça-feira (14) no Salão Dona Gercina do Palácio das Esmeraldas. Elaborada com informações e pesquisas de vários membros da família, a obra contém 33 biografias dos 15 filhos, netos e bisnetos do patriarca Manoel Pires de Moraes. Os organizadores são: Eliomar Pires Martins, Osmar Pires Martins Júnior e Clélia Aparecida Urias Rodrigues.

No dia 3 de dezembro do ano passado, o governador Marconi Perillo almoçou com cerca de cem pessoas – entre primos, tios e tias – descendentes de Manoel Pires de Moraes, seu bisavô, na Fazenda Brejo do Sucuri, distrito de Arantina, município de Acreúna, ocasião em que os presentes fizeram o pré-lançamento do livro. A obra conta a história do homenageado desde a sua chegada à região há mais de cem anos.

Publicidade

Entusiasta do livro, Marconi Perillo declarou-se orgulhoso de sua descendência. “O meu bisavô foi um desbravador. Chegou por aqui há mais de cem anos para tornar-se o maior e mais importante proprietário rural da região”, declarou.

Publicidade

O homenageado, que teve 15 filhos, foi elogiado pelo governador como um homem que deu exemplos de trabalho e honestidade durante toda a sua existência. “Pertenço à quarta geração de um ser humano que só deixou lições de trabalho e religiosidade, orientando a todos como ser gente de bem”, salientou.

Publicidade

Marconi citou também o entusiasmo e o orgulho de sua mãe, Maria Pires Perillo, por pertencer à família de Manoel Pires. “O orgulho de minha mãe pela sua descendência era tão grande que sempre se apresentava enfatizando o nome Maria Pires”.

Presente na solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa, José Vitti disse que “o livro representa o resgate histórico de uma das regiões mais importantes de Goiás, a região Sudeste”.

Publicidade
Publicidade