Publicidade
Destaque
| Em 3 anos atrás

Família que doou área do Aeroporto apela contra projeto que pode mudar o nome do local para Iris Rezende

Compartilhar

A família de um dos nomes mais importantes para a capital, dr. Altamiro Moura Pacheco observa com apreensão a tramitação do projeto de lei que pode alterar o nome do Aeroporto Santa Genoveva para homenagear o ex-prefeito e ex-governador Iris Rezende Machado. Em nota publicada nesta quarta-feira (24/11) a sobrinha do médico, Juliana Pacheco explica alguns motivos.

A área que o aeroporto foi construída, no Setor Santa Genoveva, foi doada por Altamiro à Prefeitura para que a obra fosse construída. De acordo com Juliana, o ato foi um “gesto de amor a Goiânia” por parte do tio. O médico colocou duas condições para que a terra fosse cedida: a local deveria ser destinado à atividade aeroportuária e que o novo aeroporto se chamasse Aeroporto Santa Genoveva. 

Publicidade

“Essa exigência do nome era para que ele pudesse homenagear sua querida mãe, Dona Genoveva. As condições foram aceitas, a área doada e o aeroporto construído”, escreve Juliana. A sobrinha de Altamiro destaca que a mudança do nome despreza a memória e história de “quem ajudou a construir” Goiânia. 

Publicidade

Juliana ainda destaca que se vivo Iris estivesse, não aceitaria que qualquer mudança no nome fosse realizada. “Iris tinha imensa gratidão ao Tio Altamiro, porque foi ele que, num gesto de desprendimento e compromisso com o futuro de Goiânia, cedeu, por um valor simbólico, que não representava 1/10 (um décimo) do valor de mercado, sua fazenda de 1.000 alqueires, dentro de Goiânia , da qual a área do aeroporto Santa Genoveva fazia parte, para que servisse de reserva ecológica e ambiental de nossa Capital”, descreve.

Publicidade

A família ainda pontua que homenagens à Iris devem vir, mas a do Aeroporto deve preservar a memória de sua família. “Iris merece todas as homenagens, mas os políticos goianos precisam se atentar para o fato de que uma homenagem não pode desmerecer outra pessoa e sua família”, pondera. “Nosso Aeroporto Santa Genoveva é conhecido por esse nome em todo país. Não podemos permitir que a memória de nossos antepassados seja desconsiderada pelas novas gerações. Temos certeza de que o responsável pela proposição dessa homenagem não tinha conhecimento da verdadeira história do Aeroporto Santa Genoveva”, descreve.

Do Carmo irá checar registros históricos

Publicidade

Procurado pelo Diário de Goiás, a assessoria do senador Luiz do Carmo (MDB) destacou que o parlamentar não quer gerar embaraço para a família e que vai apurar as devidas documentações que atestam as exigências que Altamiro Correa Lima pontuou. “Em pesquisas, não conseguimos encontrar nenhum tipo de documento com relação a esse tema, mas não temos nenhum problema em resolver e solucionar essa questão”, pontuou a assessoria.

Publicidade
Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.