O estudante de Jornalismo, Gabriel Cunha Vilela, foi preso na última quinta-feira (26) enquanto fazia a cobertura das manifestações populares contra o aumento da passagem do transporte público em Goiânia, no Terminal da Praça A.
Gabriel tem uma canal de vídeo “Desneuralizador“, e segundo a Faculdade de Comunicação e Informação da UFG (FIC/UFG), “o estudante faz a cobertura jornalística de manifestações, uma prática reconhecida por midiativismo responsável e não produz documentos/imagens apócrifos“.
Além da FIC/UFG, a TV UFG, onde Gabriel tem vínculo estudantil (bolsista do Núcleo de Criação de Conteúdos Audiovisuais da TV UFG – NUCCA – TV UFG), e o Coletivo Magnífica Mundi, fizeram notas de repúdio a prisão do estudantes, que todos eles consideram arbitrária, além da privação da liberdade de expressão e imprensa, e do impedimento da atividade jornalística.
Gabriel foi detido sem mandado de prisão e sem direito a pagamento de fiança. Ainda de acordo com a unidades da UFG que se manifestaram contra a prisão do estudante, as acusações feitas a ele não condizem com sua conduta cotidiana.
Clique aqui e veja a nota de repúdio da FIC/UFG