Categorias: DestaquePolítica

Fábio Junior defende auditoria e municipalização do transporte coletivo em Goiânia

Candidato da Unidade Popular (UP) à prefeitura de Goiânia, Fábio Junior tem como principal bandeira mudanças no transporte coletivo da capital. A principal proposta do estudante e motorista de aplicativo é municipalizar o serviço para reduzir o preço da tarifa.

À Rádio Bandeirantes Goiânia, Fábio afirmou que as empresas concessionárias do transporte “conseguem lucros muito altos”. Caso o serviço fosse repassado ao poder público, a prefeitura, portanto, teria condições de geri-lo.

“Uma vez no controle da prefeitura, a própria prefeitura assume o serviço ou pode fazer nova concessão, com fim do monopólio”, afirmou. Ele defendeu ainda que a medida pode levar à redução da passagem. “Podemos reduzir com políticas públicas se estiver no controle da prefeitura. Podemos, por exemplo, dar subsídio para pessoas desempregadas”, cita o candidato.

 Fábio Junior pontuou ainda que pretende realizar auditorias nas contas das empresas que operam o transporte. Segundo ele, por prestarem um serviço público, as concessionárias deveriam divulgar os lucros.

“A gente entende o transporte coletivo me Goiânia como uma máfia. Não divulgam os gastos. Não é possível fazer um cálculo sobre a taxa de lucros deles. Não fazemos a auditoria e isso pode alimentar uma máfia financiadora de campanha eleitoral e tem influência grande sobre governos municipais e até sobre o estadual”, disse.

Parque tecnológico

O candidato defendeu também a implantação de um parque tecnológico em Goiânia. A ideia é investir em cursos profissionalizantes para qualificar a mão de obra. O projeto seria implantado, diz, com apoio de UFG, IFG e o sistema S. “Queremos organizar instituições para gerar cursos profissionalizantes e técnicos para suprir novas demandas de mercado com mão de obra qualificada”, assinalou.

Fábio Junior também prometeu focar na ampliação da oferta de vagas no Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Além disso, ele pretende oferecer uma formação mais ampla, com aulas sobre meio ambiente e outras questões.

Redação / Diário de Goiás

Notícias Recentes

Referência, Hospital de Uruaçu realiza 17ª captação de órgãos para transplante

Já é a 17ª captação realizada no próprio hospital, que possui estrutura tecnológica para esse…

10/08/2024

Bombeiros combatem incêndio que destruiu galpão de estopas em Goiânia

A carga de incêndio era muito alta, composta por tecido e madeira. Apesar do cenário,…

10/08/2024

Hemeroteca do IHGG oferece acesso gratuito a 8 mil edições de 105 jornais e revistas sobre Goiás

Reprodução de edição do jornal O Mosquito publicado em Catalão na década de 1920, e…

10/08/2024

Jogos Olímpicos: Brasil vence Turquia e leva o bronze no vôlei feminino

A seleção feminina de vôlei encerrou a participação em Paris 2024 da melhor maneira possível:…

10/08/2024

Seleção Brasileira perde para os Estados Unidos e fica com a prata no Futebol Feminino em Paris

Não faltaram dedicação e suor. Nos Jogos Olímpicos das mulheres, as do futebol feminino defenderam…

10/08/2024

CRM-PR afirma que 8 médicos morreram no acidente aéreo em SP

Médica veterinária Silvia Cristina Osaki, que ajudou na missão no Rio Grande Sul, e outros…

10/08/2024