Categorias: Entretenimento

Exposição sobre Frei Confaloni começa neste sábado, 9

Entre os dias 9 de dezembro e 25 de fevereiro de 2018 será realizada a “ABC Confaloni – Modernidade inaugural e outras obras”, a maior exposição sobre Frei Nazareno Confaloni, no Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC). O vernissage será realizado nesta sexta-feira (8), às 18h, e contará com a presença de autoridades, convidados e familiares do frei vindos da Itália.

A exposição reúne cerca de 300 obras, entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, afrescos e objetos pessoais que pertencem a colecionadores locais, nacionais e familiares do artista, que viveu 27 anos em Goiás. As obras retratam diversas técnicas, suportes e temas. Os destaques são retratos, paisagens, personagens populares e religiosidade.

A população goiana terá a oportunidade de apreciar obras que nunca foram expostas, principalmente as que vem da Itália. Também será exposta uma reconstituição em tamanho real do último ateliê de Frei, idêntico ao que deixou quando faleceu, eu junho de 1977, aos 60 anos.

Os itens foram mapeados e reunidos pelo produtor cultural, biógrafo e pesquisador Px Silveira, idealizador da mostra. Silveira pesquisa a obra do frei desde a década de 1980 e é autor de Conhecer Confaloni (premiado pela PUC, em sua 3ª edição) e Tempo Confaloni (a ser lançado com a mostra). Também realiza o projeto Raisonné Confaloni, iniciado em 2013. A curadoria pensada por ele – e dividida em curadorias setoriais, para as quais convidou Dayalis Perdomo (história), Sáida Cunha (obras internacionais) e Neusa Baiocchi (documentos) – permite conhecer as diferentes fases da vida e da obra do artista, mostrando-o por inteiro, sem recortes.

Já a expografia, assinada conjuntamente por Px Silveira, Gilmar Camilo e Cleandro Jorge, conta com recursos cênicos e eletrônicos para levar o observador a um percurso que se estende de 1935 a 1977, de forma a inspirá-lo e fazê-lo se aproximar do artista, transparecendo seu processo de criação e sua visão de mundo.

 “ABC Confaloni – Modernidade inaugural e outras obras” é uma realização da Comissão de Registro e Comemorações do Centenário de Nascimento de Giuseppe Confaloni, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), do Instituto ArteCidadania, do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), do Fundo de Arte e Cultura, mecanismo gerenciado pela Seduce, e do  Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC Goiás) e Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), unidades da Seduce.

Tem apoio cultural da Metrobus, Infraero, Ordem dos Dominicanos, Época Galeria de Arte, Buena Vista Shopping e Projeto Raisonné Confaloni. O projeto foi premiado pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás e tem o patrocínio da Saneago – 50 Anos.

Thais Dutra

Notícias Recentes

GoiásFomento promoverá a Semana do Crédito em Catalão a partir desta segunda (12)

Entre os dias 12 a 16 de agosto, o Governo de Goiás, por meio da…

11/08/2024

Caiado é o governador com melhor avaliação do Brasil, aponta pesquisa AtlasIntel

Conforme a pesquisa AtlasIntel divulgada neste sábado (10), o governador Ronaldo Caiado (UB) segue com…

11/08/2024

Zagueiro Pedro Henrique enxerga potencial em recuperação do Atlético-GO na Série A

Sem vencer há 55 dias, Atlético-GO vive uma crise que aumenta a cada rodada no…

10/08/2024

Referência, Hospital de Uruaçu realiza 17ª captação de órgãos para transplante

Já é a 17ª captação realizada no próprio hospital, que possui estrutura tecnológica para esse…

10/08/2024

Bombeiros combatem incêndio que destruiu galpão de estopas em Goiânia

A carga de incêndio era muito alta, composta por tecido e madeira. Apesar do cenário,…

10/08/2024

Hemeroteca do IHGG oferece acesso gratuito a 8 mil edições de 105 jornais e revistas sobre Goiás

Reprodução de edição do jornal O Mosquito publicado em Catalão na década de 1920, e…

10/08/2024