A partir desta quinta-feira (26), a Vila Cultural Cora Coralina será ocupada por uma turma de princesas com a exposição Memórias do Feminino, da artista visual Cida Carneiro.
Em mais de 30 pinturas e desenhos, a figura da princesa ganha novas representações e contemporaneidade. A mostra fica aberta à visitação pública até 3 de março, das 9 às 17 horas, de terça a domingo.
Para o curador da exposição, Cristiano Lemes, a obra de Cida Carneiro estabelece no feminino o suporte para inscrever vivências, memórias e cotidianos. “Meigas, doces, caricatas, sexuais, sutis, tímidas, fortes, frágeis, poderosas, anciãs e mocinhas, essas personagens constituem sobreposições das condições do feminino em composições diversas”, disse Lemes.
Cristiano Lemes ressalta que a produção estética de Cida Carneiro migra de seu universo particular e afetivo para a sensibilidade coletiva ao inscrever novas práticas artísticas. “Enquanto pinta, a artista também se faz estilista e fotógrafa, ora afirmando costumes, ora negando-os em demonstrações de rebeldia e afirmação sexual.”, disse o curador.
A artista
Cida Carneiro é graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Pintura e Design de Comunicação. A atuação profissional nas áreas de design gráfico, fotografia e moda tem reflexos na produção da artista. Além de coroas, suas princesas usam botas, minissaias, tatuagens e outras vestimentas. Elas deixam seu lugar tradicional e ganham elementos contemporâneos que as transformam.
A Vila Cultural fica na Avenida Tocantins com Rua 3, no Centro de Goiânia.
Leia Mais: