Uma explosão acidental em um silo de armazenamento de milho, na última quarta-feira (26), deixou oito pessoas mortas e 11 feridas, em Palotina, no Paraná. De acordo com o Corpo de Bombeiros do Paraná, uma pessoa ainda está desaparecida, um haitiano.
O acidente aconteceu no silo que pertence a cooperativa agroindustrial C.Vale. Os trabalhadores foram atingidos por cerca de 10 mil toneladas de milho que teriam desmoronado após a explosão. Conforme a empresa, a retirada completa dos grãos levará entre sete e dez dias.
No momento, as equipes de bombeiros trabalham na segunda entrada do túnel, onde provavelmente a vítima desaparecida está. A retirada dos grãos está sendo acompanhada pelo Corpo de Bombeiros, que permanecerá no local até a finalização da operação e do resgate do haitiano.
Conforme o Corpo de Bombeiros, a explosão aconteceu no interior de um dos túneis do silo e se estendeu para outros três túneis interligados. As causas da explosão serão investigadas, mas, de acordo com os especialistas, uma das hipóteses é de que as próprias substâncias presentes no local poderiam ter ocasionado o acidente.
Esta época do ano é período de colheita da safra do milho, e os armazens recebem o material, que fica estocado para secagem antes do processamento. No entanto, a compactação do milho pode produzir gases por conta da fermentação.
Dos oito mortos, sete eram trabalhadores haitianos. Em nota, a C.Vale informou estar seguindo com as buscas e que todos os mortos estão sendo velados de forma coletiva no Ginásio da Umesp, na área central do município.