O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota), anunciou em um vídeo nas suas redes sociais que foi diagnosticado com carcinoma basocelular, um tipo de câncer de pele que também afetou seu pai, o ex-deputado Léo Mendanha, quando tinha 26 anos.
“Há alguns dias, fiz um exame e descobri que tenho uma doença que meu pai teve boa parte da sua vida. Com 26 anos, meu pai teve um tipo de câncer de pele”, contou o ex-prefeito.
Leia também: Conheça novo tratamento de câncer de pele que foi aprovado para uso no SUS
Gustavo disse que a doença tem cura e tratamento disponível, que já realizou uma cirurgia com sucesso. Ele expressou sua gratidão ao Dr. Marco Chaul e toda a equipe da Clínica da Pele, ressaltando o carinho que sempre receberam tanto ele, quanto seu pai.
“Carcinoma basocelular tem cura, tem tratamento. Graças a Deus, hoje fiz a cirurgia com 100% de cura. Quero agradecer ao doutor Marco Chaul, toda a sua equipe lá na clínica da pele, pelo carinho que sempre tiveram com meu pai e com tantos pacientes”, agradeceu Mendanha.
O político Gustavo Mendanha afirmou que resolveu falar sobre o assunto antes que as pessoas questionassem sobre o curativo em seu rosto, e que sempre foi transparente com seus eleitores. Ele assumiu a responsabilidade por sua condição, reconhecendo que sua teimosia contribuiu para o problema, pois deixou de usar filtro solar e se expôs ao sol em excesso, principalmente no período eleitoral. Essa exposição é um fator de risco para o câncer de pele.
Leia também: Saúde de Goiás promove capacitação sobre contraceptivo injetável
“Nos próximos dias, vou usar isso aqui. Eu acho que daqui a pouco vai ser um menor, mas vou usar. E eu sei que muitos já podem se perguntar o que aconteceu. Vou dizer que é a teimosia, não! Mas em alguns momentos deixei de usar filtro solar, fiquei muito exposto ao sol, principalmente no período eleitoral. Mas vou cuidar a partir de agora. Vocês vão me ver mais de boné, de chapéu. Mas estou bem, está tudo tranquilo. Deus no controle”, declarou Gustavo.
Segundo o Ministério da Saúde (MS), o carcinoma basocelular corresponde a 30% de todos os tumores malignos no Brasil. É mais comum em pessoas de pele clara e costuma aparecer como um tumor pequeno, com aspecto de mancha vermelha ou saliência brilhante, que cresce devagar. O câncer tem alta chance de cura, se for diagnosticado e tratado logo. No Brasil, a estimativa é de 176 mil novos casos por ano.