Publicidade
Cidades
| Em 11 meses atrás

Ex-prefeito de Nova Veneza, Oswaldo Stival morre aos 92 anos

Compartilhar

Morreu neste domingo (7), o empresário e ex-prefeito de Nova Veneza, Oswaldo Stival, aos 92 anos. Como forma de homenagear a trajetória de Oswaldo, a Prefeitura de Nova Veneza decretou luto oficial de três dias. O corpo está sendo velado no Instituto Cultural Oswaldo e Edith, e conforme está sendo previsto pela prefeitura, o sepultamento será amanhã (8), às 11 horas, no cemitério local. A causa da morte não foi divulgada.

Oswaldo foi prefeito da cidade por dois mandatos (1989-1992 e 2001-2004), em ambas gestões foi um incentivador assíduo da cultura italiana, sendo o percursor do tradicional ‘Festival Italiano de Nova Veneza’. No passado, na gestão de 89-92, Oswaldo criou o ‘Clube do Peão de Rodeio de Nova Veneza’, que foi encabeçado pelo filho, Edwaldo Peixoto Stival, onde realizaram grandes festas de rodeio e em algumas delas, houve a participação do grade locutor, Asa Branca.

Publicidade

Oswaldo deixa os filhos: o já mencionado Edwaldo Stival, Oswaldo Stival Juniore José João Stival, sendo os três diretores da Cooperfrigu, empresa responsável por gerar uma grande quantidade de empregos diretos e exportação para mais de 170 países, além de Hermione Stival e Edione Stival. O patriarca também deixa a sua esposa, Edith Stival com quem viveu uma história digna de um romance literário.

Publicidade

Amor em uma Nova Veneza

Lançado em 2019, a obra ‘O Amor em Uma Nova Veneza – A História de Oswaldo & Edith’, trata-se de uma biografia, que também pode ser classificada como um romance da vida real dos dois brasileiros que estiveram juntos por mais de seis décadas. Foi no colégio Santa Clara, em Anápolis, onde Edith conheceu as irmãs de Oswaldo, Wany, Zilda e Elza. Segundo a obra, os jovens logo engataram um romance a distância, ele em Nova Veneza, e ela em Goiânia.

Publicidade

Foi em uma tarde do dia 12 de fevereiro de 1955 que Edith e Oswaldo se casaram. Em depoimento para a construção do livro, segundo o casal não houve nenhuma decepção, ou algo minimamente ruim em suas vidas. Ambos, com uma visão muito otimista “a vida foi um rosário de bons acontecimentos e alegrias muito além das expectativas”, (pág. 221 ‘O Amor em Uma Nova Veneza – A História de Oswaldo & Edith’). “Somos uma família muito abençoada em todos os sentidos”, conclui Edith.

Despedidas

A Federação de Indústrias de Goiás (FIEG) se manifestou em nota de pesar sobre o falecimento de Stival. A federação destacou que Oswaldo recebeu o título de comendador diretamente do presidente da Itália em 2012 por conta do reconhecimento de suas relevantes obras de resgate da cultura italiana no Brasil. Também foi condecorado com a Medalha do Mérito Industrial em 2022.

Publicidade

Confira nota na íntegra:

“A Federação das Indústrias de Goiás (FIEG) manifesta profundo pesar pelo falecimento do patriarca da família Stival, senhor Oswaldo Stival, aos 92 anos, neste domingo (7).

Condecorado com a Medalha do Mérito Industrial em 2022, foi prefeito de Nova Veneza por dois mandatos e um dos fundadores do Sindicato das Indústrias do Arroz de Goiás.

Grande benfeitor de obras sociais e culturais na cidade, idealizador do famoso Festival Italiano de Gastronomia e Cultura em Nova Veneza e do Instituto Cultural Ítalo-brasileiro Oswaldo Stival & Edith.

Também recebeu o título de comendador diretamente do presidente da Itália em 2012 por conta do reconhecimento de suas relevantes obras de resgate da cultura italiana no Brasil.

Casado com Edith Peixoto, Oswaldo Stival é pai de Hermione e Edione Stival e dos empresários Oswaldo Stival Junior, José João Stival e Edwaldo Peixoto Stival, diretores da Cooperfrigu, que atualmente gera cerca de 800 empregos diretos e exporta para mais de 170 países, e avô do presidente do Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados no Estado de Goiás (Sindicarne), Leandro Stival, a quem manifestamos os mais sinceros sentimentos.”

Sandro Mabel
Presidente da Fieg

Seu sobrinho, Max Stival se pronunciou em suas redes sociais afirmando: “Tio O.S, homem de honra, serenidade e muito respeito, sentiremos sua falta para sempre”.

Publicidade
Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019