O ministro aposentado Joaquim Barbosa, que foi relator do processo do Mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), gravou um vídeo de apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o 1º turno das eleições. Em informação publicada pelo jornal “Valor Econômico” e confirmada pela CNN e G1 dão conta de que gravação faz parte de mais uma produção com uma série de aliados declarando apoio ao petista.
No vídeo, de acordo com integrantes da campanha que foram entrevistados, Joaquim Barbosa relembra que em 2018 já havia se posicionado contra a eleição de Jair Bolsonaro (PL). Além disso, um dia antes do 2º turno das eleições, ele declarou que votaria em Fernando Haddad contra Bolsonaro. “Pela primeira vez em 32 anos de exercício do direito de voto, um candidato me inspira medo. Por isso, votarei em Fernando Haddad”, postou nas redes sociais naquele ano.
Vale lembrar, ainda, que Barbosa chegou a cogitar a candidatura à Presidência naquele ano de eleição, mas desistiu. Já sobre o vídeo gravado em apoio à Lula, ainda não há muitas informações, além de que o ministro aposentado, que até o início do ano era filiado ao PSB, foi procurado por Geraldo Alckmin, vice na chapa de Lula e também do PSB, na última sexta-feira (23) à noite. Joaquim Barbosa, então, gravou os vídeos.