A Polícia Federal realiza nesta quinta-feira (10), a “Operação Desventura”. O Objetivo é desarticular uma organização criminosa especializada em fraudar o pagamento de loterias da Caixa Econômica Federal. A ação ocorre em Goiás, Bahia, São Paulo, Sergipe, Paraná e Distrito Federal.
Entenda a Fraude
As informações iniciais são de que a quadrilha validava bilhetes de loteria de forma fraudulenta. De acordo com a Polícia Federal, o esquema desviou milhões de valores de bilhetes premiados, não sacados pelos ganhadores, que deveriam ser destinados ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
As investigações indicam que o bando contava com a ajuda de correntistas do banco para movimentar grandes volumes financeiros. Estes correntistas também eram responsáveis para recrutar gerentes do banco para a ação fraudulenta.
Em posse de informações privilegiadas, os criminosos entravam em contato com os gerentes para que eles viabilizassem o recebimento do prêmio por meio de suas senhas, validando, de forma irregular, os bilhetes falsos.
A PF também identificou fraudes na utilização de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), Construcard e liberação irregular de gravames de veículos.
Mandados
Estão sendo cumpridos por 250 policiais federais, 54 mandados judiciais, sendo cinco de prisão preventiva, oito de prisão temporária, 22 de condução coercitiva e 19 de busca e apreensão.