Um episódio de possível intolerância religiosa foi o início de uma crise de relacionamento que levou a escola de samba Imperatriz Leopoldinense a dispensar esta semana a influenciadora digital goiana, e ex-BBB, Rafa Kalimann, 31 anos, do posto de musa da Imperatriz no Carnaval desse ano. Ao episódio, teriam se somado ausências durante ensaios e reclamações da equipe da escola faltando 34 dias para os desfiles.
Fontes do jornalista Lucas Pasin, da coluna Splash, do Uol, informaram que Rafa Kalimann vinha desagradando, há meses, não só a presidente da escola, Cátia Drumond, mas também parte da comunidade, que reclamava, entre outras coisas, de falta de compromisso. “Ela sempre tinha uma desculpa para não estar presente em eventos em que era convocada pela agremiação, incluindo a escolha do samba-enredo”, revelaram.
Para agravar, ainda de acordo com a apuração, ela não se preocupava muito em dar satisfações sobre suas ausências, deixando de dialogar com a diretoria da agremiação, de acordo com o jornalista.
“Rafa não é maior que a escola. Um componente que não se prepara faz a escola perder pontos e o Carnaval”, disse uma fonte.
Segundo as fontes do colunista, antes de perder o cargo de musa, Rafa chegou a levar um ultimato. Em uma última conversa, ela teria apontado motivos pessoais que a impediam de assumir todos os compromissos. A conversa não terminou bem, mas antes de ser desligada, a ex-BBB foi vista em ensaios da escola nas últimas semanas. Ela esteve com a agremiação no ensaio de rua do dia 12 de janeiro.
Desde dezembro que o clima não ia bem para a goiana na preparação para o Carnaval 2025.
Na época, após um evento na Cidade do Samba, Rafa Kalimann viralizou nas redes sociais e foi muito criticada por supostamente não cantar uma parte do samba-enredo que citava Exú. O samba enredo da escola esse ano é intitulado “Ómi Tútu ao Olúfon – Água fresca para o senhor de Ifón”, um tema que conta sobre o desejo de Oxalá em visitar o reino de Xangô, ambos orixás que são reis dentro da cultura de axé. Rafa Kalimann é evangélica.
Na ocasião, ela negou que não tenha cantado e disse que o vídeo que viralizou fazia parte de um recorte que não mostrava quem ela realmente era. Na ocasião, Rafa também destacou que se sentia honrada em fazer parte da Imperatriz Leopoldinense.
Após as críticas, surgiram vídeos em que a influenciadora aparecia cantando o mesmo trecho pronunciando a palavra Exú.
Procurada pela Splash para comentar o assunto, a Imperatriz Leopoldinense, por meio de sua assessoria, informou que preferia não comentar.
“O G.R.E.S Imperatriz Leopoldinense informa que a atriz e influenciadora Rafa Kalimann não permanecerá no posto de musa para o Carnaval 2025. A Rainha de Ramos agradece a participação da artista no último Carnaval da escola (2024) e deseja boa sorte e sucesso em seus projetos futuros”.
A relação da ex-BBB 2020 com a Imperatriz começou em 2023, quando ela foi anunciada como musa. Sua estreia na Sapucaí aconteceu em 2024.
Rafa Kalimann também foi procurada pela coluna para comentar o assunto, mas não retornou até a publicação da reportagem. O DG não localizou o contato da ex-BBB. O espaço segue aberto
Pelas redes sociais ela se despediu nesta quinta sem apontar mágoas. Agradeceu pelos momentos vividos junto à comunidade. E escreveu em um story no Instagram:
“Quero agradecer imensamente à Imperatriz Leopoldinense por todos os momentos especiais que vivi ao lado da escola. Foi uma honra fazer parte dessa história tão rica e emocionante, aprendendo e compartilhando tanto com a comunidade.
Levo comigo memórias incríveis e um carinho enorme pela Imperatriz e por tudo o que ela representa no Carnaval. Desejo todo o sucesso do mundo à escola e que ela continue brilhando e encantando a todos com sua força e tradição. Com muita gratidão e amor. Rafa”.