O presidente do Congresso, Eunício Oliveira (MDB-CE), voltou atrás e decidiu liberar o acesso de jornalistas ao plenário da Câmara, onde será realizada na manhã desta terça-feira (6) cerimônia em homenagem aos 30 anos da promulgação da Constituição.
A restrição havia sido solicitada pela equipe do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), alegando questões de segurança. Deputado federal, ele chegou em Brasília na manhã desta terça em sua primeira visita à capital federal desde o fim das eleições.
De última hora, Eunício decidiu voltar atrás e liberou a entrada de repórteres credenciados no local onde o evento será realizado.
O veto a jornalistas no plenário da Câmara durante a presença de Bolsonaro nesta terça (6) foi comunicado na semana passada às áreas de Comunicação e de Relações Públicas do Senado pelo diretor da Polícia Legislativa da Casa, Pedro Araújo Carvalho.
Em reunião, Carvalho disse que a equipe de segurança de Bolsonaro fez a restrição à imprensa. Segundo ele, a tendência é que o mesmo pedido ocorra na visita que o presidente eleito fará ao Congresso no dia da posse, em 1º de janeiro.
Bolsonaro chegou em Brasília às 9h da manhã, é sua primeira visita a capital do país como presidente eleito. Na agenda, além do evento, ele também se encontrará com o presidente Michel Temer, com o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, e participará de reuniões com militares. (Folhapress)