Publicidade
Categorias: Leandro Mazzini
| Em 11 anos atrás

EUA ganham bilhões com venda de caças suecos

Compartilhar

Se a presidente Dilma quis dar troco no governo dos Estados Unidos ao escolher o caça sueco por causa da espionagem americana, os yankees não sentiram o toco – e até agradecem. Pilotos da FAB consultados pela Coluna avisam que os americanos vão lucrar muito com a compra dos 36 caças Gripen – valor pode chegar a um terço do contrato. É que a sueca SAAB monta o avião com turbinas F414G da General Eletric, e aviônicos, equipamentos de navegação e artefatos bélicos comprados dos.. EUA. ‘Será que eles vão vender a bom preço preciosos componentes ?’, questiona um comandante.


Publicidade

Lá e cá

Publicidade

O custo da hora-voo do Gripen será alto. A SAAB informa que ele voa em limites ‘confortáveis’. Mas a Suécia, onde é testado, tem 400 mil km², e o Brasil, 8 milhões.

Publicidade

Natal mais cedo

O Caputo Bastos & Fruet é o escritório da SAAB Grippen no Brasil. O sócio Claudio Fruet é irmão do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), e está eufórico.

Publicidade


No cockpit..

O lobista político no Brasil para a SAAB foi o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, ligado a Lula. No governo, todos sabem de quem foi a decisão final na escolha.

.. o comandante

A impressão entre congressistas é a de que Lula despistou o mundo ao elogiar os caças franceses, enganou a Dassault, enquanto negociou o tempo todo com os suecos.

MP de olho no GDF

Os senadores Rollemberg (PSB) e Cristovam Buarque (PDT) protocolaram denúncia no Ministério Público do DF contra a Secretaria de Saúde, com base na reportagem da coluna de superfaturamento em compra de aparelho médico. A ideia dos congressistas é que o órgão faça uma devassa nos contratos do secretário Rafael Barbosa.

Tá bom..

A Secretaria de Saúde enviou documento no qual indica que a compra, sem licitação, foi cancelada dia 13 de Novembro, mas cobrada sobre publicação no D.O. do DF, enrolou: a publicação só sairia se o contrato fosse pago… Só no GDF é assim.

Na tribuna

O deputado federal Izalci foi à tribuna na Câmara: ‘É mais uma falcatrua do Governo do DF. O MP e a PF deveriam fiscalizar isso de perto porque é uma situação que já virou corriqueira. Isso não é uma surpresa’.

Alagados

A Superintendência da PF no porto do Rio ficou alagada com chuvas recentes. A água chegou a dois metros e todos os carros dos federais ficaram submersos. Foto no site.

Replay especulativo

A presidente Dilma anunciou pela segunda vez o terceiro aeroporto de SP. A primeira foi antes da campanha de 2010 e acirrou a especulação imobiliária. Depois nunca mais tocou no assunto. Agora, ela citou até a cidade: Caieiras já vê os preços subirem.

Liberou geral

Ex-jogador farrista, o deputado federal Romário (PSB-RJ) virou gozação entre políticos por ter sido flagrado de mãos dadas com transexual na cidade. É porque ele criticara muito o Ronaldo Fenômeno quando… vocês sabem.

Protesto seletivo

Protesto do Sindicato dos Bancários do Rio em agência do Santander Select em frente à Candelária: ‘Aqui cliente pobre não entra!??’, a frase numa grande faixa. O banco demitiu 3.400 desde janeiro e lucrou líquidos R$ 4 bilhões no primeiro semestre.

Miro é Campos

O deputado Miro Teixeira avisou ao presidente do PROS no Rio, Hugo Leal, que é candidato ao governo com apoio a Eduardo Campos (PSB). Miro é da cota de Marina Silva. Aécio Neves, que esperava apoio do ex-pedetista, está sem nome forte na cidade .

PSC em polvorosa

Com Pastor Feliciano em baixa, grupo de pequenos partidos articula o lançamento da candidatura do ex-senador Mão Santa à Presidência da República pelo PSC.

Olha o passarinho..

Do blog do Campana: foto histórica em Curitiba. No Palácio Iguaçu, o governador Beto Richa, o ‘aliado’ Álvaro Dias e Orlando Pessuti (PMDB), que se digladiam fora dali.

Ponto Final

E o Romário, heim.. já foi melhor atacante.

________________________________________

Com Maurício Nogueira, Luana Lopes e Equipe DF e SP

Publicidade
Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: altairtavares@diariodegoias.com.br .