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Categorias: Goiânia
| Em 6 anos atrás

Etapa de obras do BRT no Setor Sul, tem previsão para ser concluída em novembro

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A trincheira que está sendo construída no cruzamento da Rua 90 com a Avenida 136, no Setor Sul, integra o complexo do sistema BRT. As obras tiveram início no dia 1 de abril, com prazo para conclusão no final de novembro. Com pouco mais de 60 dias, as obras estão já estão com mais de 20% dos serviços realizados. A previsão é que até novembro as obras desta etapa sejam concluídas.

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Segundo a Prefeitura de Goiânia, toda a cravação dos perfis dentro da praça já foi concluída e sobre eles estão em execução as vigas de coroamento.A cravação dos perfis do viaduto no sentido Praça Delmiro Paulino Vieira/Praça do Cruzeiro está em andamento e o desvio do trânsito para a pista provisória das avenidas 136 e Jamel Cecílio liberado e com o tráfego fluindo normalmente. Além disso, os serviços de remoção das interferências da Oi e da Saneago (já previstos anteriormente) estão sendo concluídos.

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Para garantir um trabalho seguro e de qualidade, é preciso seguir rigorosamente as normas técnicas de engenharia, sob pena de termos uma obra deficitária com riscos de acidentes futuros.

Um desses trabalhos é a execução da junta de dilatação da pista de rolamento do BRT, que precisa ser feita sem interrupções, no início da cura do concreto, a fim de evitar fissuras e garantir qualidade e segurança. Como a concretagem termina, geralmente, entre 15h e 16h, obrigatoriamente, o corte é feito na madrugada. Foi o que ocorreu no trecho compreendido entre a Praça Genaro Maltez e a Praça Delmiro Paulino da Silva, tendo sido o trabalho já concluído.

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Atualmente, o Consórcio que executa as obras iniciou o processo de concretagem da pista do BRT na região do Parque Areião até o Terminal Isidória. O serviço deverá acontecer nos próximos 30 dias e durante esse período serão realizados cortes de 7 a 8 cm no pavimento e a cada 5 m e, como ocorreu na Praça Delmiro, é imprescindível que aconteça no início da cura do concreto, a fim de evitar fissuras. Para isso, é inevitável que o serviço ocorra à noite.

É importante esclarecer que durante todo o processo de discussão e início da obra, e continua com a execução, o Consórcio BRT manteve e mantém diálogo constante com moradores e comerciantes da região sobre cada fase do trabalho e todo tipo de ruído que pode causar, salientando que, embora desagradável, é um desconforto passageiro que é preciso enfrentar para o bem e o desenvolvimento de Goiânia.

O secretário de Infraestrutura da Prefeitura, Dolzonan da Cunha Matos afirma que este compromisso será respeitado na região do Parque Areião os trabalhos não ultrapassem o horário de descanso, entre 23h e 6h da manhã. “Ninguém gosta de barulho, mas é inevitável nesse estágio da obra, estamos trabalhando num ritmo alucinante para entregar no prazo acordado. No final, tenho certeza de que todos se sentirão recompensados”, analisa.

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Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.