Publicidade

Estudantes que andaram quilômetros para fazer Enem por conta de bloqueios são humilhados por manifestantes; vídeo

Por 2 anos atrás

Um vídeo que teria sido gravado no último domingo (20) viralizou após mostrar manifestantes humilhando estudantes em um bloqueio antidemocrático no Mato Grosso. Segundo informações, os estudantes da cidade de Bom Jesus do Araguaia precisaram descer do veículo em que estavam e andar alguns quilômetros a pé, para realizar a prova do segundo e último dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no município de Querência.

O vídeo mostra, enquanto os estudantes passam a pé pelo bloqueio, que os manifestantes gritam “faz o L, agora” e “vai tudo de a pé” para os jovens. Além de bloquear o trecho, alguns dos responsáveis pela manifestação na rodovia estavam armados. Assista ao vídeo:

Publicidade

Entrevistada pelo G1, uma professora dos alunos disse que sentiu indignação pelo que os estudantes passaram depois de se prepararam o ano todo para fazer a prova. “Eles estavam armados e isso é um risco de violência aos estudantes. Os alunos entraram em contato comigo explicando que estavam muito apreensivos, se sentido humilhados, injustiçados […] Todos foram a pé no sol, temperatura alta, pedindo carona no meio da estrada”, afirmou.

Publicidade

Também houve registros de estudantes dos municípios de Cocalinho e Nova Nazaré, que iriam fazer a prova em Água Boa, ainda no Mato Grosso, que foram impedidos de entrar na cidade de ônibus para fazer a prova. Vale lembrar que estudantes do interior de alguns estados acabam por fazer as provas em outras cidades, pois não são todos municípios do Brasil em isso que é possível.

Publicidade

Já em relação ao número de estudantes que fizeram o Enem pelo Brasil, depois de 2 anos de pandemia, as ausências diminuíram, mas ainda são expressivas. Nos dias de prova, 13 e 20 de novembro, as provas contaram, respectivamente, com a participação de cerca de 2,5 milhões e 2,3 milhões de estudantes. No total, 3,4 milhões estavam inscritos. Ou seja, um terço de pessoas não compareceram às provas.

Publicidade
Compartilhar
Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.