Publicidade
Categorias: Esportes
| Em 9 anos atrás

Estreia da Porsche GT3 Cup em Goiânia promete afunilar briga pelo inédito tricampeonato na categoria

Compartilhar

 

Publicidade

Depois de sete vencedores diferentes em oito corridas em 2015, a Porsche GT3 Cup vai conhecer o autódromo de Goiânia neste sábado em mais um capítulo do que vem se desenhando como a história do primeiro tricampeonato da categoria. Os quatro bicampeões ocupam as quatro primeiras posições do campeonato, já venceram corridas na temporada e são os únicos a ultrapassar 100 pontos na tabela de classificação.

Publicidade

Recordista em vitórias na categoria (37), o atual campeão Constantino Jr lidera com 134 pontos, seguido por Ricardo Rosset (115), Miguel Paludo (113) e Ricardo Baptista (100).

Publicidade

Os dois primeiros já competiram no Autódromo Internacional Ayrton Senna, que, com a quinta etapa da temporada, será a 12ª pista na década de história da Porsche GT3 Cup. Constantino Jr correu de F3 em 1992, Rosset, de Fórmula Ford em 1991 e, neste ano, em parceria com Diego Nunes na prova inaugural da Stock Car.

“Acho muito bom irmos para Goiânia. É uma pista muito técnica e veloz. Tenho certeza que os pilotos vão gostar”, afirmou o ex-piloto de F1. Rosset também destaca o equilíbrio da temporada e argumenta que com a introdução do lastro de êxito e a adaptação dos competidores ao carro da categoria a disputa está mais intensa. “Acho que para vencer o campeonato vai ser preciso ter regularidade e sorte para não ser tocado e jogar pontos fora, como foi meu caso na primeira etapa.”

Publicidade

Vencedor da primeira corrida em Cascavel, que também marcou a introdução de uma nova pista no calendário da Porsche GT3 Cup, Ricardo Baptista aponta a importância de trabalhar no simulador e assistir a filmagens com câmeras onboard de outros carros no circuito de Goiânia para favorecer a adaptação ao traçado. “O segredo para o inédito tri é ser constante tanto na primeira prova quanto na segunda, que por ter o grid invertido representa um desafio maior”, apontou o piloto do carro #27, destacando ainda a importância de reduzir a margem de erro no quali e nas corridas e evitar confusões nas largadas.

O gaúcho Miguel Paludo, que retorna à categoria neste ano depois de mais de 50 largadas pela Nascar, se disse ansioso para acelerar em Goiânia. “Não conheço o autódromo ainda, mas ouvi dizer que tem uma estrutura incrível.” O piloto do carro #32 resume em duas palavras o fator decisivo para o tri: Consistência e vitórias. “Todos os bicampeões são superexperientes e rápidos. Já estamos chegando à metade da temporada e cada ponto conquistado vai ser importante para o título.”

Constantino Jr concorda com Miguel: “São pilotos de alto nível e a disputa será acirrada até o fim. Todos já mostraram capacidade para vencer e o que pode acabar fazendo a diferença é aquele que tem seu pior resultado melhor que os piores resultados dos adversários. Por isso é fundamental pontuar sempre”.

Na Cup Sport, o panorama é similar. O atual campeão Eduardo Azevedo lidera com 58 pontos, seguido de perto por Daniel Schneider, Marcel Visconde (empatados com 54) e Rodolfo Ometto (51).

Além da acirrada disputa pelo topo da divisão, os pilotos da classe de entrada têm protagonizado também pegas pela liderança das provas na classificação geral. Desde a primeira vitória de um piloto da Cup Sport no geral, com Gil Farah em Curitiba há menos de um ano (setembro de 2014), quatro outros representantes da classe de entrada triunfaram no geral: Daniel Schneider, Rodolfo Ometto, Franco Giaffone e Marcel Visconde.

Na Cup Master, divisão para competidores acima de 50 anos de idade, Maurizio Billi segue na ponta da tabela para recuperar a coroa conquistada pela primeira vez em 2013. Mas a diferença do carro #34 para os demais adversários já esteve mais confortável. Sérgio Ribas e Gui Affonso são os concorrentes mais próximos.

A primeira jornada da Porsche GT3 Cup Challenge na capital goiana será um evento conjunto com o prólogo e largada promocional do Rally dos Sertões.

ETAPA 5 – GOIÂNIA – 30 e 31 de JULHO e 01 de AGOSTO 2015

Sexta-feira – 31 de julho

09:30 às 10:00 – Treino opcional/ Optional Practice 1 CUP

10:05 às 10:35 – Análise de dados/ Data Analysis CUP

10:05 às 10:25 – Treino opcional/ Optional Practice 1 – Parte A CHALLENGE

10:35 às 10:55 – Treino opcional/ Optional Practice 1 – Parte B CHALLENGE

11:00 às 11:30 – Análise de dados/ Data Analysis CHALLENGE

11:00 às 11:30 – Treino opcional/ Optional Practice 2 CUP

11:45 às 12:20 – Briefing CUP/CHALLENGE

13:00 às 13:30 – Análise de dados/ Data Analysis CUP

12:45 às 13:05 – Treino Livre/ Free Practice 1 – Parte A CHALLENGE

13:15 às 13:35 – Treino Livre/ Free Practice 1 – Parte B CHALLENGE

13:40 às 14:10 – Análise de dados/ Data Analysis CHALLENGE

13:40 às 14:25 – Treino Livre/ Free Practice CUP

14:30 às 15:00 – Análise de dados/ Data Analysis CUP

14:30 às 14:50 – Treino Livre/ Free Practice 2 – Parte A CHALLENGE

15:00 às 15:20 – Treino Livre/ Free Practice 2 – Parte B CHALLENGE

15:30 às 16:00 – Análise de dados/ Data Analysis CHALLENGE

16:00 às 16:15 – Treino Classificatório / Qualifying Session CUP

16:20 às 16:30 – Treino Classificatório/ Qualifying Session – Top 10 CUP

16:40 às 17:10 – Análise de dados/ Data Analysis CUP

16:40 às 16:50 – Treino Classificatório/ Qualifying Session – Grp A CHALLENGE

17:05 às 17:15 – Treino Classificatório/ Qualifying Session – Grp B CHALLENGE

17:20 às 17:50 – Análise de dados/ Data Analysis CUP

Sábado – 01 de agosto

09:30 às 10:10 – Corrida/ Race 1 – Grp B (25 min + 1 volta/ lap) CHALLENGE

10:30 às 11:10 – Corrida/ Race 1 – (25 min + 1 volta/ lap) CUP

11:30 às 14:00 – Prólogo / Prologue RALLY DOS SERTÕES

14:15 às 14:55 – Corrida/ Race 2- Grp A (25 min + 1 volta/ lap) CHALLENGE

15:15 às 15:55 – Corrida/ Race 2 – (25 min + 1 volta/ lap) CUP

17:15 – Largada promocional RALLY DOS SERTÕES

– See more at: http://www.porschegt3cup.com.br/confira-a-programacao-da-etapa/#sthash.nMxg9aYA.dpuf

Publicidade