Categorias: Leandro Mazzini

Estratégia de Moro é vencer empreiteiros pelo cansaço

Advogados dos empreiteiros presos nas celas da Polícia Federal em Curitiba entenderam a estratégia do juiz federal Sérgio Moro, que conduz a investigação da Operação Lava Jato: vencê-los pelo cansaço. Por isso elaboram plano para tentar anular a investigação. Um a um dos empresários tem cedido, e na lista estão os chefes da UTC, Queiroz Galvão e OAS. O cenário ajuda o ‘terror’ psicológico. Para quem ficava em hotéis 5 estrelas, usava carros importados e viajava de jatinho, uma cela apertada, sem ar refrigerado, com ‘quentinha’ no almoço faz qualquer um entregar o jogo.

Novo capítulo

O juiz Moro vai prorrogar as prisões de todos os magnatas para forçá-los a entrar em delação premiada, e o plano tem dado certo.

Falta uma

E a Odebrecht? Moro segurou prisões e só ordenou busca e apreensão. Está cercando a empresa aos poucos. Há quem aposte que vem aí operação especial só para a baiana.

A isca

Ao poupar a Odebrecht (por ora), Moro segue a estratégia de Sun Tzu, autor de ‘A arte da Guerra’: nunca encurrale totalmente seu inimigo, deixe sempre uma porta para fugir.

..e o anzol

A Odebrecht é a maior doadora de campanhas do PT. Seus advogados visitaram o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o caso só jogou lenha na fogueira.

Fogo amigo

Cheira a disputa pela indicação para a vaga do STF o vazamento de áudio de ligação do ministro Cardozo para o governador do Mato Grosso, Silval Barbosa, quando foi preso pela PF em Maio passado. Silval foi detido por porte ilegal de arma, mas houve busca e apreensão pela Operação Ararath sobre lavagem de dinheiro.

Linha direta

Na ligação interceptada (o governador ainda estava grampeado em casa), o ministro Cardozo pergunta: ‘O pessoal da PF tratou o senhor direitinho?’. E após ouvir lamúrias do investigado, Cardozo finaliza: ‘Qualquer coisa me liga’. No mesmo dia o ministro do STF Gilmar Mendes ligara para se solidarizar com o governador, revela o grampo.

Sem controle

A gravação vazada, no site da revista Época, é caso inédito para um alto membro do Executivo e deixou em polvorosa o Ministério. Há duas linhas de investigação: ou foi gente do MP ou das hostes da PF, que anda se estranhando com o ministro. 

Boato

O MST vende a ilusão para os acampados na Fazenda Santa Mônica, do senador Eunício Oliveira, de que o ex-presidente Lula vai aparecer para confraternização.

Novidade

Ontem, o juiz Sérgio Moro saiu em defesa do ex-presidente do STF Joaquim Barbosa, que pediu a demissão de Cardozo por ter recebido advogados da Odebrecht. É novidade. Barbosa e os juízes federais não se dão bem, após críticas do então togado à categoria.  

Peça da vida real

A nova sensação de Brasília é a ‘peça’ (judicial) ‘Esperando Janot’, piada no Congresso lembrando a peça ‘Esperando Godot’, de Samuel Beckett. Mas ao contrário da ficção, onde Godot não aparece, todos esperam a lista do Procurador Geral que vai mandar para a cadeia os parlamentares e ex envolvidos na Lava Jato.

Avalizado

O deputado estadual Edinho Silva (PT-SP) visitou o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, e ao prefeito Eduardo Paes. Para sintonizar os discursos. Edinho já desfila como futuro Autoridade Pública Olímpica (APO). Só falta oficializar.

Avalizado 2

Apadrinhado pelo chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, Edinho já tem o apoio do PT no Congresso, e busca agora o PMDB. A visita ao Rio ajudou bem. Para ser APO, ele precisa passar por sabatina no Senado. O PMDB já recebeu recados.

Recessão

De um investidor em shoppings no Brasil: Empresas americanas e canadenses estão tirando seus investimentos do Brasil e redirecionando para seus países.

Juridiquês

Ao contrário do publicado na Coluna de terça, a Caixa sairá da ‘jurisdição’ da PF, e não da ‘jurisprudência’, ao abrir seu capital. Pedimos desculpas pelo engano no juridiquês.

Ponto final

E o Ovo Fabergé de Eike Batista vale um pingüim de geladeira..

Marcley Matos

Compartilhar
Publicado por
Marcley Matos

Notícias Recentes

Após decisão do TCE, defesa de Bolsonaro pede arquivamento de processo das joias saudistas

Após decisão do TCE, defesa de Bolsonaro pede arquivamento de processo das joias saudistas

A defesa de Jair Bolsonaro pediu, nesta segunda-feira (12), ao Supremo Tribunal Federal (STF), o…

13/08/2024

Em noite de artilheiro, goleiro Tadeu desabafa e se declara ao Goiás: “Honra e amor”

Tadeu escreveu mais um capítulo importante em sua trajetória no Goiás Esporte Clube. Principal jogador…

12/08/2024

Com dois gols de Tadeu, Goiás vence de virada o Ceará e se recupera no Brasileiro Série B

O Goiás Esporte Clube conseguiu um importante resultado nesta segunda-feira (12), jogando no Estádio Hailé…

12/08/2024

Vila Nova perde para o lanterna Guarani e completa cinco jogos sem vencer no Brasileiro Série B

O Vila Nova Futebol Clube completou cinco jogos sem uma vitória no Campeonato Brasileiro da…

12/08/2024

Rodada do Voga Brasil em Anápolis aponta que Gomide se mantém com 44% da preferência

Nova pesquisa mostra que petista Antônio Gomide continua à frente na disputa pela Prefeitura de…

12/08/2024

Justiça de SP notifica Pablo Marçal por propaganda eleitoral antecipada

O candidato a prefeito da cidade de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), foi notificado pela…

12/08/2024