O empresário Antônio Carlos da Costa será empossado nesta quarta-feira (23) como novo presidente do Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias do Estado de Goiás (SecoviGoiás). Antônio estará à frente da nova gestão por quatro anos, sucedendo ao atual presidente, Ioav Blanche, que continua na diretoria da entidade. O advogado João Victor Araújo será o vice-presidente.
O novo presidente do Secovi enxerga pela frente vários desafios a serem vencidos, entre eles as mudanças de comportamento provocados pela pandemia da Covid-19. “Essa pandemia mudou as relações humanas no local da moradia. O síndico não tinha o costume de conviver com os moradores trabalhando em casa, mas agora precisa lidar com vários problemas destas pessoas que passaram a atuar em home office”, observa.
Costa aponta ainda impactos diretos impostos pela pandemia, o que torna como desafio fundamental o fortalecimento das imobiliárias. “Tivemos várias mudanças na forma de vender e de relacionar com os clientes, além do fato de as novas tecnologias impulsionarem e acelerarem o processo de venda e relacionamento com os clientes”, observa.
Empreendedorismo
Além das áreas de condomínio e de imobiliárias, o presidente destaca a do empreendedorismo entre as prioridades de atuação do Secovi. “Os loteadores e as incorporadoras representam o segmento do mercado onde tudo começa e é onde encontramos o início do empreendedorismo, que pressupõe o desenvolvimento econômico como a base de tudo”, afirma.
Ioav Blanche deixa a presidência após oito anos no comando do Secovi e faz questão de partilhar as conquistas com toda a diretoria e membros da instituição. Uma de suas realizações que mais chamam a atenção foi a construção da nova sede, uma obra de 4,5 mil m2 no Jardim Goiás. “Juntamente com toda diretoria e todo o conselho fiscal construímos uma sede econômica, bem acabada e para nós isso é uma experiência muito gratificante”, diz. Um marco não somente para a gestão, mas para a história do SecoviGoiás.
Empresário do setor imobiliário, corretor de imóveis, agropecuarista e diretor da Tropical Urbanismo e Incorporação, o presidente eleito do SecoviGoiás, Antônio Carlos da Costa, tem uma história de quatro décadas de serviços prestados ao mercado imobiliário, contribuindo para o desenvolvimento do setor no Estado de Goiás.
Atualmente, é vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (CODESE), conselheiro do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Goiás (CRECI-GO) e da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (ACIEG), além de diretor titular da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio-GO).
Antônio Carlos da Costa participou ativamente da Agenda 21 de Goiânia como vice-presidente, integrou o Conselho Municipal de Política Urbana (Compur) da Prefeitura de Goiânia e esteve presente nas discussões que resultaram na formulação dos três últimos Planos Diretores da capital.
Com grande atuação também na área do agronegócio, Antônio Carlos da Costa foi um dos fundadores e o primeiro presidente da Associação dos Produtores de Borracha Natural de Goiás e Tocantins (APROB-GO/TO) e presidiu a Associação Brasileira de Produtores e Beneficiadores de Borracha Natural (ABRABOR).
Leia também: