Publicidade
Política

Estado propõe criação de colegiados para definir reabertura gradual da economia

A Procuradora-Geral do Estado (PGE), Juliana Prudente, sugeriu nesta quinta-feira (28), em reunião por videoconferência com o governador Ronaldo Caiado, prefeitos e representantes de segmentos econômicos, a criação de comitês colegiados para definir protocolos e questões relacionadas à retomada gradual da economia em Goiás.

Conforme a PGE, os comitês teriam participação de membros da sociedade civil e de representantes de classes envolvidas em determinado setor. Todos ganhariam funções honoríficas, com características de agentes públicos.

Publicidade

“A ideia é trazer a participação popular desses representantes para que a gente possa buscar uma discussão com base na realidade econômica, mas também técnica e científica, equilibrando essas forças, chegando a relatórios e protocolos de retomada gradual ou não”, afirmou.

Publicidade

Prudente alertou que aqueles que forem nomeados para os comitês devem sempre votar seguindo critérios técnicos e jurídicos, para não correrem risco de punição. “Recentemente, o STF foi enfático ao reconhecer que não se responsabiliza o gestor que age de boa fé, desde que apoiado em parâmetros técnicos e jurídicos adequados”, pontuou.

Publicidade

SES alerta para ‘flexibilização irresponsável’

O secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, participou da reunião, cujo foco foi a apresentação de estudos da Universidade Federal de Goiás (UFG), que preveem quase 6 mil mortes por Covid-19 no estado no pior cenário, de baixo isolamento. Ele apoiou a criação de colegiados para que as decisões sejam compartilhadas. Porém, alertou para o risco de uma ‘flexibilização irresponsável’.

Publicidade

“Acredito que não seja o momento, principalmente em alguns municípios que não têm qualquer estrutura, de fazer flexibilizações irresponsáveis como tem sido feitas. A gente tem observado (flexibilização) em alguns municípios que não têm nenhum embasamento técnico, nenhum embasamento científico e, sobretudo, não têm estrutura hospitalar”, frisou.

Alexandrino lembrou o cenário desolador dos estudos da UFG e ressaltou a importância de reforçar o distanciamento social para evitar o pior quadro da epidemia de Covid-19 em Goiás.

“Os estudos mostram um cenário, se não tivermos maior cuidado com o distanciamento social, no mês de julho, o estado não terá leitos de terapia intensiva suficientes para cuidar da população. Neste caso, significa desassistência e desassistência significa óbito”, destacou. O secretário lembrou que gestores que não se embasarem em critérios técnicos também poderão sofrer consequências jurídicas. “O decreto vigente tem 15 protocolos e temos observado o não cumprimento de muitos deles. Isso vai acarretar a responsabilização das pessoas que não estão acatando, tanto por parte do STF, quanto por parte do Ministério Público de Goiás”, afirmou.

Publicidade
Rafael Tomazeti

Jornalista

Notícias Recentes

Divino Lemes contesta pedido de impugnação de candidatura e defende legitimidade em disputa

O Ministério Público Eleitoral publicou, na quinta-feira (23), pedido de impugnação da candidatura do ex-prefeito…

23/08/2024

MEC divulga resultado da segunda chamada do Prouni nesta sexta (23); confira

Nesta sexta-feira (23), estudantes inscritos no Programa Universidade para Todos (Prouni) já podem conferir o…

23/08/2024

MP publica ação de impugnação da candidatura do prefeito de Pirenópolis

A Promotoria da 26ª Zona Eleitoral do Ministério Público Eleitoral publicou, na última segunda-feira (20),…

23/08/2024

Dorival Júnior convoca Seleção Brasileira para jogos contra Equador e Paraguai

O treinador Dorival Junior anunciou nesta sexta-feira (23) a lista de convocados da Seleção Brasileira…

23/08/2024

Faltando 4 meses para fim do mandato, Rogério Cruz propõe bolsas de até R$ 180 a vulneráveis

A quatro meses do fim do mandato, o candidato à reeleição para a Prefeitura de…

23/08/2024

Preso dentista suspeito de exploração financeira e maus-tratos contra a mãe

Foi deflagrada na quinta-feira (22), a 1ª fase da Operação Trancafiados para investigar um homem,…

23/08/2024