Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 8 anos atrás

Estado prepara plano de reestruturação penitenciária

Compartilhar

Está sendo construído pelo governo do estado um plano de reestruturação do sistema penitenciário. De acordo com o secretário de Segurança Pública de Goiás, coronel Edson Costa Araújo, a proposta é de criar 3,7 mil vagas. A intenção segundo ele é que não ocorra a construção de grandes unidades, mas sim de pequeno e médio porte.

“O que nós temos visto é que complexos muito grandes, com 2, 3, 4 mil presos, quando se tem uma convulsão dentro do sistema, a dificuldade que os órgãos de segurança tem para fazer a gestão do problema é muito grande. Fracionar o problema é melhor, evitar a contaminação de facções. O trabalho em unidades menores é mais fácil. É possível acompanhar a execução penal de uma forma mais próxima. Em grandes unidades como temos visto é um barril de pólvora. Se houve problema em uma região é mais fácil resolver”, explicou.

Publicidade

De acordo com o secretário, o plano está sendo construído e será apresentado ao governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB). Já neste mês, o governo pretende fazer a entrega de unidades prisionais que estão com obras em fase de finalização.

Publicidade

“Nós temos feito um trabalho de planejamento que será apresentado ao governador de reestruturação do sistema penitenciário goiano, construindo unidades médio e pequeno porte. No caso das unidades de médio porte a capacidade varia de 380 a 500 vagas. Em Orizona foi inaugurada recentemente uma unidade de pequeno porte com capacidade para 70 vagas. Estamos com uma proposta de construir 3,7 mil vagas. Vamos inaugurar Anápolis em fevereiro. Estamos trabalhando nesta restruturação que em breve será divulgada pelo governador”, afirmou.

Publicidade