Uma nova plataforma com dados estatísticos de crimes registrados em Goiás foi apresentada nesta quinta-feira (30) pelo vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP-GO), José Eliton. O sistema já pode ser acessado através do site da Secretaria e contém dados desde 2011.
A plataforma foi desenvolvida pela equipe de Tecnologia da informação da Gerência do Observatório da Segurança, ligada à Superintendência de Ações e Operações Integradas, e traz mais transparência em relação aos índices de criminalidade, com gráficos e tabelas para análise.
“O governador Marconi Perillo estabeleceu o compromisso do Estado com a transparência nos atos do governo e, agora, avançamos ao apresentar transparência também em relação a esses indicadores”, afirmou José Eliton.
O sistema apresenta 936 tipos de crimes que podem ser pesquisados, com filtros de diversas naturezas, e oferece diversas possibilidades de análise dos dados do Estado e de cada município. De acordo com o vice-governador, agora a coleta de dados será feita por meio do Registro de Atendimento Integrado (RAI).
Além disso, o sistema se encarregará de fazer a alteração imediata da tipificação da ocorrência quando o caso registrado evolui. “O próprio sistema, que é dinâmico, faz a alteração reduzindo um caso de tentativa e aumentando um caso de homicídio”, explicou José Eliton.