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Categorias: Cidades
| Em 10 anos atrás

Estado e prefeituras aprovam traçado do desvio da BR-153

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A aprovação foi feita pelas prefeituras de Goiânia, Aparecida, Senador Canedo e Hidrolândia e pelo governo de Goiás. Representantes destas prefeituras, da ANTT, da empresa responsável pela gestão da BR-153 e o governador Marconi Perillo, assinaram uma declaração que permite a continuidade do projeto de construção do novo contorno viário da capital.

O novo anel visa descongestionar o trânsito da BR em toda extensão da rodovia nos municípios de Goiânia e Aparecida.

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Características da nova via:

O contorno viário terá um total de 42 quilômetros, em pista dupla e iluminada. Será feito entre o posto da Polícia Rodoviária Federal na saída para Anápolis e vai até a cidade de Hidrolândia.

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A via será um pista expressa, de velocidade, com poucos trevos, geralmente nas Gos. O trecho será de média longa distância. A intenção é que se evite construir muitos acessos para a rodovia, para que a trafegabilidade não seja atrapalhada.

Obras:

De acordo com o presidente da Concessionária das Rodovias Centrais do Brasil S/A – Concebra –, Odenir Sanches, a empresa tem um prazo de até sete anos para construir e entregar a obra. Esta condição está prevista no contrato de concessão. A Concebra é responsável pela gestão da BR-153, no trecho entre Goiânia e Brasília.

“Nos já estamos com o projeto executivo na fase final e iniciando procedimentos ambientais. Acredito que a liberação das licenças deva demorar pouco mais de um ano. A previsão para o início da construção seria final de 2015 ou início de 2016, dependendo da liberação das licenças”, afirma Sanches.

O presidente da concessionária espera que as obras durem aproximadamente dois anos. A justificativa do tempo é a dificuldade de execução.

“É uma região de difícil execução, região urbana, com uma série de problemas de desvios, pode ter problemas na desapropriação, com demandas judiciais, por isto não conseguimos dizer uma data exata, somente apontar uma previsão”, ressalta Odenir Sanches.

Segundo o diretor geral da Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, o traçado foi discutido com todas as prefeituras. A intenção foi evitar qualquer problema com a área ambiental, para que assim não ocorra atraso na viabilização dos projetos.

A assinatura da declaração foi feita no salão verde do Palácio das Esmeraldas. O governador Marconi Perillo avaliou que a assinatura do acordo entre as prefeituras e a empresa responsável pelas obras, foi decisivo para dar maior agilidade aos trâmites burocráticos para o início das obras, o que deve ocorrer em no máximo um ano.

Tráfego:

Por dia passam pela BR 153 nos perímetros de Goiânia e Aparecida, cerca de 70 mil veículos. 40 mil são de origem da região metropolitana da capital. Os outros 30 mil, de outras localidades, sendo a maior parte caminhões.

Expansão do anel:

O governador Marconi Perillo argumentou que o estado ajudará a viabilizar a ligação viária da região metropolitana da capital.

“Isso é absolutamente factível, a ligação do anel atual até o novo. É um trecho de 6 quilômetros. Caso eu esteja no governo, faremos esta ligação, com recursos do estado”, destaca Perillo.

Durante o ato de assinatura da declaração, o governador ainda voltou a dizer que o estado tem intenção de construir um pedaço da parte oeste do anel. Da BR-153 perto da barragem do Ribeirão João Leite até a saída para a cidade de Santo Antônio de Goiás.

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