A Estação Palmito do BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera) será reinaugurada e entregue à população na próxima segunda-feira (11). A obra integra o projeto de reestruturação que engloba a renovação de 19 estações da Nova Anhanguera e de outros seis terminais de ônibus da capital.
Até o momento, oito estações já foram entregues aos passageiros, que agora podem contar com melhorias na infraestrutura e acessibilidade. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 2.750 milhões no projeto.
As próximas reformas previstas começam na próxima terça (12), na Estação Vila Morais. Outras três Estações já tiveram suas reformas iniciadas: Iquego, Anicuns e Botafogo. O projeto de reestruturação dos terminais e estações da Nova Anhanguera é um projeto para atender as cerca de 150 mil pessoas que transitam pelo Eixo Anhanguera todos os dias.
O secretário-geral de Governo de Goiás, Adriano da Rocha Lima, destaca a importância do cumprimento do cronograma de obras, mesmo durante o período chuvoso intenso. “Melhorar a qualidade do transporte público é um compromisso do Governo de Goiás e, por isso, queremos cumprir à risca o cronograma de entregas para que a população possa sentir efetivamente as melhorias implementadas no serviço”, ressalta.
A Estação Palmito conta com novas tecnologias, entre elas, sistema de som com caixas de 400 watts de potência distribuídos por toda a plataforma; duas portarias eletrônicas nas entradas das estações com acessos internos e externos; monitores de led semelhantes aos dos aeroportos; além de Wi-Fi e outros monitores que vão anunciar o tempo de chegada dos ônibus e linhas.
A acessibilidade também foi uma preocupação. Na plataforma foram inseridas rampas de acesso com inclinação suave e corrimão com sinalização em braile para garantir a inclusão de todos os passageiros; na entrada, uma placa em braile também auxilia na identificação do local; e piso tátil.
Os usuários vão contar ainda com um totem interativo, que permitirá o autoatendimento e consultas a serviços da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC). O sistema trará opções de consultas do último saldo do cartão, conforme os últimos registros gravados no sistema de bilhetagem, verificar a situação do seu cadastro ou ainda bloquear um determinado cartão que tenha sido perdido ou roubado.
Na parte estrutural da Estação Palmito, catracas com padrão antivandalismo, gabinetes em inox e acesso exclusivo para pessoas com deficiência (PCDs), semelhantes às que são usadas em estações de metrô. Na entrada, máquinas de autoatendimento facilitarão o carregamento de cartão e consulta de saldos e um bicicletário.
Confira abaixo as estruturas que compõem a nova Estação: