Publicidade
Notícias do Estado
| Em 10 meses atrás

Está aberto a municípios novo ciclo de credenciamento para Casas a Custo Zero

Compartilhar

Foi aberto um novo ciclo de credenciamento para Casas a Custo Zero da Agência Goiana de Habitação (Agehab). Esse já é o quarto ciclo oferecido pela Agência às prefeituras.

O novo ciclo de credenciamento de municípios para contratação de Casas a Custo Zero vai ficar aberto até 29 de fevereiro. As prefeituras interessadas em construir moradias em parceria com o Governo de Goiás, por meio do Programa Pra Ter Onde Morar – Construção, devem acessar a plataforma Conecta Prefeitos, disponibilizada no site www.goias.gov.br/agehab.

Publicidade

Ao anunciar o novo ciclo, o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, disse que estava realizando um compromisso do governador Ronaldo Caiado. “Quando assumi a gestão da Agehab, o governador me deu a missão de chegar a 10 mil casas a custo zero. Para isso, era preciso trazer as prefeituras para mais perto, pois este programa só existe com a parceria dos municípios”, argumenta.

Publicidade

Banco de Municípios

Com essa meta, foi lançado o Chamamento 001/2023, em setembro de 2023, visando criar o Banco de Municípios com Lotes Credenciados na plataforma Conecta Prefeitos. Conforme divulgado pela Agehab, o sistema permite o envio de toda a documentação de forma on-line, com prazos certos para os dois lados, tanto para o município quanto para a Agência.

Publicidade

Para difundir a nova oportunidade, a Agehab realizou em 9 de fevereiro um encontro com gestores municipais e suas assessorias técnicas para explicar como funciona a plataforma Conecta Prefeitos. O evento teve a presença de 43 representantes municipais que já demonstraram interesse em participar do programa.

Quem pode participar

Além de novos municípios, podem participar deste ciclo as prefeituras que não conseguiram concluir os pleitos anteriores.

Publicidade

“Ter a clareza de documentos e prazos e uma plataforma digital permite que o município ingresse no programa em apenas 57 dias. Esta estratégia revelou-se um grande sucesso”, sustenta. Segundo ela, em sete meses e três ciclos, foram contabilizados cadastros de 83 municípios, com 4 mil lotes.

“Destes, 24 com mais de 1,2 mil lotes já estão habilitados no Banco de Credenciamento e seguem para fase de contratação, sendo que os demais estão em fase de análise documental”, explica a diretora técnica, Sirlei Guia.

Lançado em 2021, o Programa Pra Ter Onde Morar – Construção é implementado em parceria com prefeituras para entrega de Casas Custo Zero. Em 2022, o programa entregou 50 unidades habitacionais e, em 2023, 1.028. Estão em fase de contratação mais de 4 mil unidades e outras 1,7 mil já foram contratadas.

Publicidade
Marília Assunção

Jornalista formada pela Universidade Federal de Goiás. Também formada em História pela Universidade Católica de Goiás e pós-graduada em Regulação Econômica de Mercados pela Universidade de Brasília. Repórter de diferentes áreas para os jornais O Popular e Estadão (correspondente). Prêmios de jornalismo: duas edições do Crea/GO, Embratel e Esso em categoria nacional.