A manhã deste domingo, 30, foi dedicada aos esportes para boa parte dos aparecidenses. No Ginásio da Vila Brasília, mais de 500 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, se reuniram para participar da Pedalada Amiga da Água, uma forma encontrada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) para conscientizar a população sobre o uso consciente do recurso. “Enfrentamos um período de crise hídrica e precisamos mudar hábitos para evitar consequências piores no futuro. Atividades como essa com certeza ajudam a chamar a atenção de todos”, disse o secretário Fábio Camargo.
Famílias inteiras participaram do evento. Foi o caso do call center, Marcelo Pires Oliveira, e da auxiliar de cozinha, Kárita Firmino da Silva Oliveira, moradores há mais de dez anos do Sítio Santa Luzia e pais de Luiz Eduardo, Paulo Ricardo e Anna Luysa. “Sempre nos esforçamos para manter a família unida e o esporte é a melhor forma de fazer isso”, disse Marcelo, que acordou cedo para os preparativos. “Levantei às 4horas para assistir a Fórmula 1 e já comecei a organizar tudo para o passeio”, contou. Kárita acompanhou o marido. “Demora uma hora e meia pra arrumar a molecada, então acordamos todos cedo. Depois vamos passar o resto do domingo em casa, comendo uma lasanha”, brincou.
Assim como a família de Marcelo e Kárita, todos os participantes realizaram um percurso de 9,4 quilômetros até o Parque da Criança, no setor Mansões Paraíso, onde foram recebidos com um café da manhã reforçado e sorteio de brindes que incluíram uma bicicleta, kits de ciclismo e bolsas de até três meses em academias da cidade. Todo o trajeto foi acompanhado por equipes da Semma; agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTA), que organizaram o trânsito durante todo o trajeto; Guarda Civil Municipal e representantes da Saneago, que realizaram palestras no Parque da Criança.
A programação se estendeu até o final da manhã. Alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que também integram a Guarda Civil Municipal Mirim participaram de um concurso de paródia e fizeram apresentações com o tema água. No final receberam troféus e medalhas. Atividades recreativas, pula-pula e shows artísticos completaram a programação do evento, que encerra as atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março), realizada pelo município.
Aparecida sedia Go Cup até 4 de abril
Simultaneamente ao passeio ciclístico, o secretário de Esporte, Lazer e Juventude de Aparecida, Vilmar Mariano, abriu o 2º Torneio Internacional de Futebol Infantil – Go Cup, que pelo segundo ano consecutivo é realizado em Aparecida. “Apenas a abertura e o encerramento serão aqui em Goiânia, aqui no Estádio da Serrinha. Todas as outras competições serão em Aparecida, no Complexo Esportivo FutArt, no Setor Bela Morada”, informou o secretário. O espaço tem uma área ampla de 200 mil m², 27 campos de grama natural, área de recreação, praça de alimentação e completa infraestrutura de esporte e lazer com padrão internacional, conforto, mobilidade e segurança.
Aparecida participa com cinco equipes de alunos do projeto “Criança Feliz”, de 8 a 12 anos. Elas estão entre as 60 equipes goianas que participam do torneio, além de 11 delegações internacionais ((Sporting Portugal, Benfica, Atlético Nacional, Caracas, Norte America, Estudientes, Aurora, Calgary West, AFA Angola, Colo Colo e Peñarol) e 55 de outros 12 estados brasileiros. Isso totaliza 126 delegações, 3,4 mil atletas de 8 a 12 aos e 3,6 mil maiores de 13 anos, divididos em três classes. Número bem maior que o registrado na primeira edição, em 2014, quando participaram 116 equipes e 1,6 atletas.
De acordo com Roberto Faria, organizador do evento, a expectativa é que durante os sete dias de evento 8 a 10 mil pessoas passem diariamente pelo Complexo Esportivo FutArt, entre competidores, familiares e acompanhantes. Ele lembrou que a realização do torneio em Aparecida foi possível graças à parceria com a administração municipal. “O município nos auxilia com todo o apoio logístico, apoio na área de segurança e isso sem dúvida nenhuma facilita muito a escolha do município para a realização do evento”, frisou. (Com informações da Secom Aparecida)