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Política
| Em 4 meses atrás

Especialistas dizem que liberação da faixa de ônibus para motociclistas pode piorar o trânsito em Goiânia

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A proposta de liberação da faixa da direita, exclusiva para ônibus do transporte coletivo em Goiânia, para motociclistas, feita pelo candidato à prefeitura da capital, Sandro Mabel (UB), pode não ser uma ação eficiente, segundo especialistas da área. Pelo contrário, trata-se de algo que pode até mesmo piorar o trânsito da capital.

Em entrevista à Coluna Giro, do jornal O Popular, a arquiteta urbanista, mestre e doutora em transportes e pesquisadora da UFG, Erika Cristine Kneib, apontou os prejuízos que podem ser gerados a partir do projeto, caso seja colocado em prática.

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“Pode gerar sensação inicial de facilitar o fluxo das motos. Porém, os prejuízos são muitos: prejuízos para os motociclistas, que estarão mais expostos a sinistros de trânsito; prejuízo para o transporte coletivo, que terá seu tempo de viagem aumentado; prejuízo para a sociedade, uma vez que pode atrair ainda mais pessoas a usarem motocicletas”, frisou, com a afirmativa de que, ao contrário de melhorar o trânsito, a proposta pode “até piorar” a mobilidade da capital.

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O pensamento é compartilhado por Ronny Aliaga Medrano, professor e doutor em transportes e especialista em planejamento de transporte e ciência dos dados aplicados a transporte. O profissional enfatiza que um projeto semelhante foi implantado em Londres, com ganhos apenas para motociclistas, sem prejuízos aos demais veículos.

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No entanto, foram realizados amplos estudos que apontaram não existirem riscos na liberação e o sistema foi colocado em prática com regras específicas. Outro ponto destacado por Medrano foi o de que, diferente de Goiânia, a capital da Inglaterra conta com diversos corredores para tal finalidade.

“Na minha perspectiva, não seria tão assertivo”, disse o especialista, com a ressalva de que serem necessários estudos detalhados para avaliar uma melhor forma para implantação do projeto.

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