Goiânia vai sediar a 2ª edição do Goiânia Art Déco Festival, entre os dias 27 de agosto e 1º de setembro. A programação deste ano vai contar com duas palestras internacionais sobre Art Déco, com especialistas de Bruxelas, na Bélgica, e de Beunos Aires, na Argentina. Neste países, o estilo Art Déco é tratado com grande respeito à história do patrimônio, um tesouro arquitetônicos. A ideia é trazer para a capital este debate pela valorização.
A palestrante da Argentina será Adriana Piastrellini, arquiteta argentina e presidente da AdbA – Art Déco /ACAPA em Buenos Aires na Argentina. Ela esteve em Goiânia ano passado, neste mesmo festival, falando sobre a importância do Art Déco para a cultura de seu país. Neste ano, Adriana vai trazer a exposição do concurso de fotografias art déco da AdbA Art Déco Buenos Aires –ACAPA, seguida da palestra “Herencia Sur-Primer Corredor Art Déco Trinacional “, no dia 27 de agosto, às 9h no Espaço de exposição da área III, PUC/GO, Praça Universitária.
A foto do Coreto da Praça Cívica (em anexo), faz parte do Concurso de fotografias da AdbA – Art Déco / ACAPA. Dentre mais de 800 fotos e 12 países, Gutto Lemes, idealizador do Goiânia Art Déco Festival, recebeu a Menção Honrosa de Cooperação Internamericana.
Já a palestrante da Bélgica se apresentará dia 30 de agosto, às 19h, na escola Aliança Francesa. E será Caroline Schuermans, belga e gerente de comunicação da Fundação Boghossian – Ville Empain, em Bruxelas na Bélgica. O Villa Empain é uma casa privada em estilo Art Deco em Bruxelas, Bélgica, construída em 1930-34 pelo arquiteto suíço Michel Polak. Foi encomendado pelo barão Louis Empain, filho do industrial belga Édouard Empain. Desde a sua restauração em 2009-11, foi aberto ao público.