O período de volta às aulas nas redes pública e privada de Goiás está chegando e muitas famílias já começaram a se movimentar para se organizar para voltar à rotina. Nas férias, é comum que as crianças durmam mais tarde e, consequentemente, acordem mais tarde, mas especialistas recomendam que os pais e responsáveis já comecem a ajustar os ponteiros para o tempo adequado de descanso e aprendizado pleno.
Segundo a especialista em desenvolvimento infantil e diretora da Sociedade Goiana de Pediatria (SGP), Ana Márcia Guimarães, os ajustes devem começar com diálogo e preparo psicológico das crianças. “É importante estabelecer, com pelo menos uma semana, os novos hábitos. Isso envolve ir para a cama mais cedo e acordar mais cedo também. No fim, a criança e a família serão beneficiadas”, disse.
Ela ainda orienta uma boa higiene do sono, ou seja, diminuir a quantidade de luzes acesas pela casa pelo menos duas horas antes de dormir e restringir o uso de telas, como por exemplo TV, celulares e tablets. Segundo a pediatra, o objetivo das ações é “mostrar para o cérebro que é hora de desacelerar e descansar”.
Além disso, a SGP orienta que, para a volta às aulas, as crianças evitem exercícios físicos à noite, organizem o material escolar com antecedência, tenham hábitos de leitura e evitem alimentos gordurosos no jantar. De acordo com Ana Márcia, os pais e responsáveis também devem ser pacientes. “Pressionar ou brigar pode piorar a situação e causar mais estresse na criança. Mudança de rotina, que requer cumprir regras e horários, sempre é mais delicado para o cérebro infantil”, explica.