Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 10 anos atrás

Especialista defende atualização da Planta de Valores, mas diz que aumento deveria ser gradativo

Compartilhar

Em entrevista ao Diário de Goiás, o ex-procurador do município e advogado tributarista Jair Marcílio defendeu a intenção da prefeitura de Goiânia de atualizar a Planta de Valores dos imóveis do município. O projeto que promove reajuste de 57,8% está em tramitação na Câmara de Vereadores. O especialista destaca que as demandas na cidade só crescem e que a arrecadação precisa acompanhar esse processo. 

Publicidade

LEIA MAIS

Publicidade

“As pessoas querem saúde, educação, mas não compreendem que os recursos advem dos impostos. A planta de valores está muito defasada”, declarou.

Publicidade

Segundo Jair Marcílio, a Prefeitura não se equivocou em atualizar a planta de valores, mas na forma como o aumento está sendo proposto. “A última atualização foi em 2005. A Prefeitura poderia fazer reajustes mais regulares, a população assimilaria mais fácil. Ninguém está economicamente preparado para um aumento dessa proporção”, disse.

Ainda de acordo com o ex-procurador do município, a cobrança pelo valor venal do imóvel é mais adequada do que a cobrança por zonas fiscais. “A lógica de que os ricos moravam no centro e os pobres nos bairros periféricos foi desconstruída, por exemplo, nos condomínios fechados, então a cobrança pelo valor venal é menos complicada”.

Publicidade
Publicidade