A Espanha registrou neste sábado (4) o menor número de mortos em 24 horas desde o dia 27 de março. Após dois dias superando a marca de 900 óbitos, o país ibérico teve 809 vítimas fatais por Covid-19, elevando o total para 11.744, dado mais baixo apenas que o da Itália.
Outro dado que dá esperança aos espanhóis é a baixa nas novas hospitalizações. 975 pessoas fizeram pedido de hospitalização nas últimas 24 horas, menos da metade de qualquer outro dia desde que se iniciou o monitoramento. Para se ter uma ideia, na quinta-feira (2) foram 2.524 internações.
Segundo as autoridades de saúde da Espanha, são 7.026 novos casos de infecção no país, elevando o total para 124.736, que só fica abaixo dos Estados Unidos.
O número de pessoas que receberam alta médica e foram consideradas curadas subiu para 34.219, o que representa 27% do total de infectados.
Estado de alarme
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, prorrogou o estado de alarme até o dia 26 de abril. A decisão veio após consulta ao comitê científico do país. Na prática, o confinamento está mantido, com proibição de funcionamento de estabelecimentos não essenciais à vida. Contudo, segundo o El País, o governo trabalha para, em breve, retomar algumas atividades seguindo rígidas orientações sanitárias.