Virada na reta final, pódio conquistado com a diferença de um milésimo de segundo e vitória apostando na eficácia da moto recém-reformada. Foi assim, cheio de detalhes, que aconteceu a 2ª etapa do Goiás Superbike neste domingo (7/5), no Autódromo de Goiânia. Na principal categoria, a SBK Pró, Edson Morales venceu mais uma e dedicou a conquista à mãe, sua torcedora mais fiel.
Dona Madaela Morales é presença certa no autódromo em toda corrida. Chega logo cedo, na sua Shadow 600cc, e logo faz do box um lugar aconchegante para seu filho. Quando Edson vai para as pistas, ela fica com olhos atentos aos movimentos e vibra em cada volta que o goiano lidera. “Tenho muito orgulho do Edinho. Ele já foi mecânico, depois motoboy. Quando decidiu correr profissionalmente, eu estava lá e o apoiei”, lembra Madalena, com os olhos marejados.
A emoção de dona Morales aumentou quando Edson venceu a SBK Pró neste domingo e chegou ao box lhe prestando uma homenagem antecipada de Dia das Mães. “Dedico essa vitória a ela. Minha companheira, minha amiga. É a única que sempre acreditou em mim e nunca me deixou desistir dos sonhos. Se hoje sou o líder, é graças à dona Madalena”, disse o piloto ao relatar as dificuldades. “Tive problema com a moto na última corrida. Só consegui repor as peças na sexta-feira. Entrei na pista alternando a velocidade, para não forçar muito. Deu certo”.
Edson Morales corre com o apoio do Goiás Esporte Clube. Além de carregar o escudo do clube na moto, o campeão da SBK Pró também torce pelo time esmeraldino, que neste domingo disputa o título do Campeonato Goiano no clássico contra Vila Nova, no estádio Serra Dourada. “Fiz minha parte nas pistas, agora vou torcer para o Verdão vencer também nos gramados”, comentou.
Mais emoção
Na categoria 300cc Sport, Indiana Munoz liderou a prova, mas foi desclassificada por critérios técnicos. O troféu, então, foi para as mãos de Cláudio Roberto. Ele fez um milésimo de segundo a menos que o 2º colocado do dia, Rafael Rosa. Os pilotos chegaram tão colados que a torcida só conseguiu descobrir o vencedor depois de anunciada a cronometragem. Já na 300cc Master, quem venceu foi Josué Ferreira.
Pela 600cc, o brasiliense Ricardo Juliani e o paulista André Veríssimo foram os protagonistas. Do início ao fim da prova os pilotos ficaram um na cola do outro. Na última volta, André forçou o máximo que conseguiu e acabou vencendo a corrida. O campeão da SBK Light foi Rivaldo ViturinoJá na Naked, quem liderou a prova foi Salvador Amaral.
Na 150cc, mais conhecida como categoria de base, 20 pilotos estavam inscritos. O atual líder, Matheus Barbosa, teve problemas com a moto e ficou fora da disputa pela ponta. Isso abriu margem para outros concorrentes. Melhor para Wender Chaves que, apesar de ter largado na sexta posição, teve um bom rendimento ao longo da prova e cruzou a linha de chegada em primeiro.
Depois de encerradas as provas oficiais, pilotos com motos até 200cc participaram do Km de Arrancada. O Autódromo de Goiânia ainda recebeu uma volta guiada na pista com mulheres integrantes de motoclubes e a visita de crianças da Liiga do Bem. Elas passaram a tarde brincando com vários brinquedos montados perto da arquibancada. O Detran Goiás ainda realizou ações educativas de trânsito, dentro da programação do Maio Amarelo. A 3ª etapa do Goiás Superbike será realizada nos dias 8 e 9 de julho.
Confira os primeiros colocados na 2ª etapa do Goiás Superbike:
SBK Pró
1º Edson Morales
2º Juninho Trudes
3º Ian Lucas
SBK Light
1º Rivaldo Viturino
2º Luciano Lima
3º Pedro Henrique Bridi
Naked
1º Salvador Amaral
2º Bruno Barros
3º Gustavo Cunha
600cc
1º André Veríssimo
2º Ricardo Juliani
3º Jefferson Timo
300cc Sport
1º Cláudio Roberto
2º Rafael Rosa
3º Wylkson Ribeiro
300cc Master
1º Josué Ferreira
2º Waldinei Chaves
3º Gerson Cardoso
150cc
1º Wender Chaves
2º Winicius Alves
3º Wylkson Ribeiro