Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 6 anos atrás

“Esforço absoluto para buscar o índice zero de mortes no trânsito”, diz Alexandre Baldy

Compartilhar

 

Os 20 anos de Código Trânsito Brasileiro (CTB) foram referendados em cerimônia, nesta terça-feira (31), no Palácio do Planalto. “Essa solenidade tem um simbolismo memorável. Nosso dever é a preservação da vida, sem defeito. Ao comemorarmos os 20 anos do CBT, é hora de refletir sobre esse grave problema e dobrar os esforços”, disse o presidente da República, Michel Temer.



Publicidade

Na ocasião, o ministro das Cidades destacou a importância da implementação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), instituído em janeiro, e que tem o  objetivo de reduzir pela metade, em um período de dez anos, o índice de mortes no trânsito no país.

Publicidade



Para Baldy, as ações previstas no Pnatrans, como o levantamento de dados de acidentes e mortes em âmbito regional, vão ser fundamentais para consolidar essa meta: “Para que tenhamos uma política de estado como legado”, observou.



Publicidade

Baldy considerou ainda fundamental as parcerias como os entes federativos visando “o esforço absoluto para diminuir os acidentes de trânsito e buscar o índice zero de mortes.” 

Segurança viária – Presente à solenidade, o presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Jean Todt e o ministro das Cidades assinaram o Termo de Cooperação entre a entidade e Organização das Nações Unidas (ONU) para o Programa Vias Seguras. 



Para o presidente da FIA, “o Brasil pode ser um exemplo para os outros países e que a educação no trânsito e o respeito às leis são importantes para a redução dos acidentes.”

Já o piloto Felipe Massa, embaixador da FIA para Segurança Viária, que também participou da solenidade, mostrou-se preocupado com o número de mortes no Brasil.

Publicidade

“É impressionante. Por isso, é importante que sigamos as regras de trânsito. Cada um fazendo um pouco pode ajudar a salvar muitas vidas”, ressaltou.

Publicidade