Publicidade

Escritor goiano lança ‘Obituário’, obra inédita de estilo “tropical sombrio”; entenda

Por 5 meses atrás

O escritor goiano Marcelo Perilo lança, neste sábado (6), uma publicação literária inédita em Goiânia. Trata-se de “Obituário”, obra que reúne 7 contos ficcionais por ele elaborados ao longo dos últimos 4 anos. O lançamento está marcado para às 20 horas no bar Est Comedoria, localizado no setor Leste Universitário.

“Obituário”, segundo Marcelo, é resultado de uma pesquisa por uma estética e poética que ele denomina “tropical sombrio”. Esse é o nome que o autor atribui a seu estilo de escrita, que se nutre de referências artísticas lúgubres e soturnas, inclusive as latino-americanas, o que resulta em uma produção literária diversa em cores, aparências e texturas.

Publicidade

O estilo tropical sombrio orientou a elaboração dos textos, bem como a forma da obra literária. “Obituário” não é um livro, mas uma caixa em formato alusivo a uma gaveta mortuária comum em cemitérios. As 7 narrativas ficcionais são apresentadas em folhas avulsas, ou seja, sem cola, costura ou grampo. Essas folhas são acondicionadas dentro da caixa que lhes serve como jazigo.

Publicidade

“Essa obra literária não é um livro, uma vez que foi concebida para ter outra forma. Era fundamental que tanto o conteúdo quanto o formato de ‘Obituário’ fossem resultado da pesquisa que eu realizo em busca do estilo tropical sombrio. Nessa proposta literária, a pessoa leitora é convidada a experimentar o que é violentamente sepultado e o que é vivamente celebrado em uma publicação soturna e, que, ao mesmo tempo, tem cores fortes, vibrantes e saturadas”, comenta o escritor.

Publicidade

Os contos em “Obituário” tratam de temas variados, como morte, amor e liberdade, em narrativas que se passam em diferentes períodos históricos e em diversas cidades. Há contos ambientados em Belo Horizonte e em Toronto, por exemplo, e há ações que ocorrem em regiões deliberadamente não identificadas. Há ainda personagens variados, incluindo aqueles não-humanos, como um apartamento sedento de sangue e um enorme lago que a todos observa.

A programação visual da obra foge ao convencional, em uma diagramação que se articula com a narrativa. Há um conto cujas palavras e caracteres formam na folha a imagem de uma porta entreaberta; e há outro que remete a um corpo com vários cortes. A história que se passa em Goiânia é distribuída na página de modo a sugerir uma árvore, um elemento muito importante na narrativa.

Publicidade

A produção dessa obra de formato não convencional contou com o trabalho de distintos profissionais das artes visuais. A ilustração, no miolo da obra, é assinada pelo vitrovil (Vitor de Oliveira), desenhista e designer de jogos; a ilustração e desenho da caixa é da Fernanda Tosta, designer de produtos; a diagramação e editoração eletrônica é da Bia Menezes, designer gráfica. Os textos contaram com revisão e leitura crítica de Beta Reis, escritora e antropóloga; e a edição da obra foi realizada por Alda Alexandre, escritora e criadora do selo literário Rebellium Coletiva.

“Trabalhar com uma obra literária que foge aos cânones do que é um livro convencional (que tem páginas numeradas, coladas, prensadas e costuradas), é uma coisa, por si só, desafiadora. Então, ‘Obituário’ carrega um universo enorme de signos. Em sua visualidade, nada é aleatório: tudo ali nasceu das narrativas e do conceito tropical sombrio que forjou a própria obra”, comenta a editora Alda Alexandre.

O público poderá ler, tocar e desvendar “Obituário” no evento de lançamento desta publicação. O autor estará presente para dialogar com as pessoas leitoras e para as sessões de autógrafo. Nessa ocasião, haverá também o lançamento de mais 2 obras literárias do selo Rebellium Coletiva.

Escritor, antropólogo e ciclista. Para Marcelo Perilo, escrever é uma necessidade tão prioritária quanto viajar (especialmente de bicicleta). Nasceu em Goiânia, e agora vive em Belo Horizonte. Fez mestrado em Antropologia, na UFG, e doutorado em Antropologia, na Unicamp. O autor afirma que idealiza e realiza seus projetos de escrita “muitas vezes, sem pressa, mas sempre com paixão”.

Publicidade
Compartilhar
Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.