Publicidade
Cidades
| Em 1 mês atrás

Escritor goiano Gilberto Mendonça Teles morre nesta quarta, 4, aos 93 anos

Compartilhar

O escritor goiano Gilberto Mendonça Teles, morreu na noite desta quarta-feira (4), aos 93 anos, no Rio de Janeiro. Ele estava internado desde outubro, em função de uma pneumonia que evoluiu para um quadro de infecção bacteriana.

Poeta, ensaísta, professor e crítico literário, Gilberto Mendonça Teles era membro da Academia Goiana de Letras e um dos nomes mais importantes da cultura de Goiás. Goiano de Bela Vista, é autor de obras que falam do Brasil Central, como Saciologia Goiana, de 1982; Os Melhores Poemas, de 1993; e Lirismo Rural: o Sereno do Cerrado, de 2017.

Publicidade

Os primeiros versos do autor foram escritos na sua cidade natal, aos 11 anos de idade. Gilberto Mendonça Teles era professor emérito da Universidade Federal de Goiás e da PUC Rio. Foi Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde se aposentou, e também lecionou em universidades e instituições do Uruguai, França, Portugal, Estados Unidos e Espanha.

Publicidade

Em nota à imprensa, o governador Ronaldo Caiado (UB) lamentou o ocorrido e destinou os seus “profundos sentimentos” aos familiares e amigos de Mendonça Teles. “Que Deus os ampare e conforte neste momento de dor e tristeza!”

Publicidade