O MDB ainda aguardará alguns dias para saber se de fato a decisão do prefeito Iris Rezende em não ser candidato à reeleição será ou não definitiva. O Diário de Goiás informou que haverá um trabalho para tentar convencer Iris de mudar de ideia. Caso isso não aconteça, o presidente estadual do partido Daniel Vilela, explicou que o MDB seguirá um rito, com a apresentação de nomes conhecidos, entre eles o de Maguito Vilela.
A preferência por nomes conhecidos se deve principalmente a característica da eleição. Um período curto para fazer campanha e ainda por cima, será de forma virtual, pois há uma série de restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus. Daniel Vilela informou que nos próximos dias as lideranças do partido vão discutir a candidatura do MDB em Goiânia.
“O partido precisa refletir de forma rápida, entender o cenário e sendo a decisão definitiva do prefeito, definir nos próximos dias discutindo a base de vereadores do MDB, com o nosso presidente municipal, com os líderes do partido sobre a questão de candidatura, planejar e executar nesse momento que antecede as convenções”, relatou Daniel Vilela.
Sobre a escolha do pai, Maguito Vilela, como candidato, Daniel foi cauteloso nas palavras e disse que Maguito tem domicílio eleitoral, é um gestor experiente, mas que precisa primeiro de uma discussão interna mais amadurecida, para que depois os nomes sejam apresentados.
“É uma das opções, ele tem o domicilio eleitoral em Goiânia hoje, tem uma larga experiência, é reconhecido como um bom gestor, mas vai ser discutido no momento que tiver a necessidade de discutir o nome, é preciso seguir um rito interno no partido para depois partir para a definição do nome do candidato”, afirmou.
Decisão de Iris
Ao Diário de Goiás, Daniel Vilela explicou que as lideranças do partido foram pegas de surpresa. O presidente do MDB relatou que Iris era o único plano para a eleição, devido a boa avaliação e liderança.
Ele contou que ficou surpreso com a decisão. Daniel destacou que ficou sabendo da decisão de Iris na última quinta-feira, quando ele o chamou em seu gabinete na Prefeitura de Goiânia. O presidente do MDB relatou que esperava que no final de semana pudesse haver uma mudança, com uma reflexão maior, o que não acabou acontecendo.
“Ele me comunicou na semana passada, me chamou na quinta-feira passada e me disse que tomaria a decisão e que comunicaria a população na data de ontem (terça-feira). Num primeiro momento perguntei se a decisão era definitiva, mas a gente aguardava que no final de semana a decisão ter uma reflexão maior e isso ser modificado, mas enfim foi o que ficou definido e fazendo o pronunciamento no dia de ontem”, relatou.
Convenções
Os partidos políticos podem realizar convenções entre os dias 31 de agosto e 16 de setembro. Em Goiânia, a atividade está programada para o próximo dia 12, mas pode ser alterada a depender da necessidade. Na grande parte das cidades, o partido já programou a data das convenções.
Por conta da pandemia da Covid-19, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), autorizou os partidos políticos a realizarem convenções virtuais. Daniel Vilela explicou que as últimas dúvidas estão sendo sanadas.