Publicidade
Cidades
| Em 1 ano atrás

Escolas municipais de Goiânia adotam detectores de metais para reforçar segurança

Compartilhar

As escolas municipais de Goiânia contarão com detectores de metais portáteis no reforço da segurança dos alunos e profissionais da educação. A medida será implementada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) a partir da próxima semana, como ação de medidas emergenciais.

Nesse sentido, o reforço dos detectores de metais é uma alternativa para retomar o uso de mochilas. A revista dos materiais escolares dos alunos será feita pelos aparelhos durante acesso dos estudantes às escolas. Desse modo, as unidades vão conseguir controlar melhor a entrada de utensílios que possam trazer risco à integridade da comunidade.

Publicidade

Medidas de segurança

De acordo com o secretário de Educação da capital, Wellington Bessa, a Prefeitura de Goiânia concentrou esforços para destinar repasses para aquisição dos aparelhos. O objetivo era implantar medidas emergenciais para garantir a segurança nas unidades de ensino de toda a capital.

Publicidade

Conforme Bessa, a Prefeitura, agora, pretende instalar câmeras de videomonitoramento e concertinas. A ação é feita em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO). “As medidas preventivas desenvolvidas pela gestão do prefeito Rogério Cruz são pensadas a longo prazo para fortalecer a segurança da comunidade escolar e prevenir todas as formas de violência”, acrescentou Bessa.

Publicidade

Além do investimento em equipamentos de segurança, a prefeitura pretende incluir também o trabalho de orientar os pais e responsáveis. “É dever de toda a sociedade promover a cultura da paz e garantir que os ambientes educacionais sejam seguros”, enfatizou o secretário.

Publicidade
Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.