As escolas municipais de Goiânia contarão com detectores de metais portáteis no reforço da segurança dos alunos e profissionais da educação. A medida será implementada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) a partir da próxima semana, como ação de medidas emergenciais.
Nesse sentido, o reforço dos detectores de metais é uma alternativa para retomar o uso de mochilas. A revista dos materiais escolares dos alunos será feita pelos aparelhos durante acesso dos estudantes às escolas. Desse modo, as unidades vão conseguir controlar melhor a entrada de utensílios que possam trazer risco à integridade da comunidade.
De acordo com o secretário de Educação da capital, Wellington Bessa, a Prefeitura de Goiânia concentrou esforços para destinar repasses para aquisição dos aparelhos. O objetivo era implantar medidas emergenciais para garantir a segurança nas unidades de ensino de toda a capital.
Conforme Bessa, a Prefeitura, agora, pretende instalar câmeras de videomonitoramento e concertinas. A ação é feita em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO). “As medidas preventivas desenvolvidas pela gestão do prefeito Rogério Cruz são pensadas a longo prazo para fortalecer a segurança da comunidade escolar e prevenir todas as formas de violência”, acrescentou Bessa.
Além do investimento em equipamentos de segurança, a prefeitura pretende incluir também o trabalho de orientar os pais e responsáveis. “É dever de toda a sociedade promover a cultura da paz e garantir que os ambientes educacionais sejam seguros”, enfatizou o secretário.