A Polícia Civil de Uberlândia recuperou mais de 50 desfibriladores que foram furtados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Os aparelhos foram localizados no município de Ouvidor, no interior de Goiás.
Segundo informações do Blog do Badiinho, o delegado regional da Polícia Civil de Uberlândia, Edson Rogério de Morais, informou que os aparelhos estavam na casa de um homem que trabalhava na empresa terceirizada que prestava serviços pré-hospitalares para a concessionária das rodovias.
Dois homens foram conduzidos a delegacia, o supervisor da empresa prestadora de serviço à concessionária, autuado em flagrante, e o antigo coordenador do Núcleo de Transporte que ocupava cargo comissionado na gestão passada da Prefeitura de Uberlândia.
Pequenas clínicas da região devem ser investigadas pois a suspeita é de que os aparelhos seriam vendidos aos estabelecimentos.
Os desfibriladores externos automáticos (DEA) são usados para identificar alterações nos batimentos cardíacos e liberar corrente elétrica para tentar reverter o quadro de pacientes com parada cardíaca. O valor de cada equipamento constava, em nota, pouco mais de R$ 9 mil, totalizando mais de meio milhão de reais aos cofres públicos. Eles seriam vendidos pelos suspeitos por R$ 2.500.
Os aparelhos furtados pertencem ao Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo do Norte (Cistri), responsável pela reestruturação do Samu em Uberlândia e região. A Polícia Civil irá encaminhar os produtos recuperados ao consórcio assim que os trabalhos da perícia técnica e de investigação forem concluídos.