Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 7 anos atrás

Entrega de Comenda Berenice Artiaga marca comemorações do Dia da Mulher na Assembleia

Compartilhar

Publicidade

O presidente da Assembleia Legislativa, José Vitti (PSDB), comanda nesta quinta-feira (8), no Palácio Alfredo Nasser, sessão especial para entrega da Comenda Berenice Artiaga. A solenidade foi marcada para comemorar o Dia Internacional da Mulher e homenagear mulheres que se destacaram em diversas campos de atividades profissionais em Goiás.

Publicidade

Após a sessão, será exibido um documentário produzido pela TV Assembleia sobre  as mulheres no Legislativo e também lançado o livro “O Poder Legislativo em Goiás – Memórias e Registros”, de autoria de Itami Campos e Denise Paiva, ambos doutores pela USP e professores da UFG.

Publicidade

A comenda, que tem o nome da ex-deputada estadual Berenice Artiaga, é uma das mais altas honrarias do Legislativo goiano. Foi instituída em 1998 para homenagear mulheres atuantes no Estado. O projeto que originou a comenda é de iniciativa da ex-deputada Dária Alves.

A TV Assembleia produziu o documentário Mulheres no Legislativo para abordar o papel das mulheres no Parlamento goiano, dando ênfase à trajetória de Berenice Artiaga.  O documentário foi dirigido pela jornalista Luciana Martins, que também conduziu os depoimentos, fala da atuação parlamentar feminina, registrando as dificuldades e as lutas pela emancipação das mulheres no Poder Legislativo em Goiás.

Publicidade

Já o livro “O Poder Legislativo em Goiás – Memórias e Registros” é resultado de parceria firmada entre a Assembleia Legislativa e a Universidade Federal de Goiás. O trabalho decorre de pesquisa  sobre a história do Legislativo estadual. Desde as origens da Assembleia Provincial, na década de 1830, na cidade de Goiás, até os dias atuais, o livro registra personagens e atuações marcantes ao longo de mais de 180 anos de história.

Há sete anos, a Assembleia Legislativa e a Universidade Federal de Goiás, por meio do Centro de Documentação Informação e Memória (CDIM), trabalham em conjunto para reforçar a transparência e resgatar a memória do Parlamento goiano.

Publicidade